Rio Branco, AC 8 de agosto de 2026 00:24
HOME / POLÍTICA / TCE entrega ao TRE lista com 155 gestores do Acre que tiveram contas rejeitadas

TCE entrega ao TRE lista com 155 gestores do Acre que tiveram contas rejeitadas

Relação reúne responsáveis com débitos ou multas e será considerada pela Justiça Eleitoral na análise das candidaturas

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), na quarta-feira (5), uma lista com 155 nomes de gestores públicos que tiveram contas rejeitadas. A relação considera decisões proferidas entre 15 de agosto de 2018 e 15 de agosto de 2026 e será utilizada pela Justiça Eleitoral durante a análise dos registros de candidatura para as eleições deste ano.

O documento reúne pessoas que, durante o exercício de funções administrativas, tiveram imputação de débito ou aplicação de multa pelo Tribunal de Contas.

A partir das informações encaminhadas pelo TCE-AC, cabe à Justiça Eleitoral analisar individualmente a situação de cada pessoa e decidir pelo deferimento ou eventual indeferimento do registro de candidatura, conforme os critérios previstos na legislação.

Lista não significa inelegibilidade automática

A inclusão do nome na relação do Tribunal de Contas não significa, por si só, que a pessoa esteja impedida de disputar uma eleição. O encaminhamento faz parte do procedimento previsto na legislação eleitoral e serve como subsídio para a análise dos pedidos de registro.

A Lei das Inelegibilidades estabelece hipóteses em que pode haver impedimento à candidatura por oito anos, contados a partir da decisão, entre elas situações em que as contas tenham sido rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, desde que a decisão seja irrecorrível no âmbito do órgão competente.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a possibilidade de candidatura pode existir caso a decisão que rejeitou as contas tenha sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.


TCE diz que decisão sobre inelegibilidade cabe à Justiça Eleitoral

O secretário das Sessões do TCE-AC, Luciano Melo, reforçou que o Tribunal de Contas não é responsável por declarar uma pessoa inelegível.

“O Tribunal de Contas não declara ninguém inelegível. A nossa competência é encaminhar à Justiça Eleitoral a relação dos responsáveis com contas rejeitadas, nos termos da legislação. Caberá exclusivamente à Justiça Eleitoral analisar cada caso concreto durante o processo de registro das candidaturas e verificar a incidência ou não das hipóteses de inelegibilidade”, afirmou.

A relação completa dos gestores encaminhada pelo TCE-AC pode ser consultada no documento oficial disponibilizado pelo órgão. A análise da situação de cada candidato será feita individualmente pela Justiça Eleitoral durante o processo de registro das candidaturas.