Mudança no primeiro escalão da Prefeitura de Rio Branco foi oficializada no Diário Oficial do Estado; novo chefe da Casa Civil terá atribuições estratégicas na gestão municipal
O prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene (Progressistas), exonerou nesta sexta-feira (6) Valtim José do cargo de chefe da Casa Civil e nomeou Adauto da Silva Góis para assumir a função. A mudança foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e integra a reorganização administrativa promovida pelo gestor municipal.
Considerado um dos principais aliados e confidentes do ex-prefeito Tião Bocalom, Valtim vinha enfrentando desgaste nos bastidores da administração. Sua atuação era alvo de críticas de setores ligados à atual gestão, que avaliavam sua permanência na Casa Civil como um obstáculo à condução de determinadas decisões administrativas.
A exoneração representa mais um movimento de Alysson Bestene para reorganizar sua equipe de confiança e fortalecer a articulação interna da Prefeitura.
Novo chefe da Casa Civil terá amplos poderes administrativos
Com a nomeação, Adauto Góis assume uma das funções mais estratégicas do Executivo municipal. Conforme estabelece o decreto, o novo chefe da Casa Civil terá competência para ordenar despesas, autorizar empenhos e efetuar pagamentos relacionados a programas, projetos e atividades de diferentes setores da administração.
As atribuições abrangem a própria Casa Civil, o Gabinete do Prefeito, as secretarias especiais, o Gabinete Militar, a Controladoria-Geral e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Adauto também estará autorizado a firmar e executar contratos, convênios e termos de cooperação vinculados às atividades desses órgãos, respeitadas as responsabilidades legais de cada setor.
Homem de confiança de Alysson assume posto estratégico
Antes de ser nomeado para a Casa Civil, Adauto da Silva Góis ocupava o cargo de diretor de Gestão da Secretaria Municipal de Educação (Seme), pasta comandada anteriormente por Alysson Bestene, antes de assumir a Prefeitura de Rio Branco, em abril deste ano.
A relação profissional entre os dois reforça o caráter estratégico da escolha. Considerado um nome de confiança do prefeito, Adauto chega à Casa Civil em um momento de mudanças na estrutura administrativa e de fortalecimento da equipe diretamente ligada ao atual gestor.
A substituição também sinaliza uma nova configuração política dentro da Prefeitura, com a saída de integrantes próximos ao ex-prefeito Tião Bocalom e a ampliação do espaço ocupado por auxiliares alinhados à administração de Alysson Bestene.


