Governadora do Acre fortalece base política com apoio de PP, União Brasil e MDB; Republicanos, PP e PT lideram em número de candidatos à recondução
A governadora do Acre, Mailza Assis (PP), está entre os 19 governadores brasileiros que devem buscar a reeleição nas eleições de 2026. Com a pré-campanha em andamento, a chefe do Executivo acreano chega fortalecida após consolidar uma ampla aliança política formada pelo Progressistas, União Brasil e MDB.
O mais recente reforço à composição ocorreu no último sábado (11), quando o MDB confirmou a ex-deputada federal Jéssica Sales como pré-candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Mailza.
Republicanos, PP e PT lideram lista de candidatos
Entre os partidos com maior número de governadores na disputa pela permanência no cargo, Republicanos, Progressistas e Partido dos Trabalhadores aparecem empatados, cada um com três pré-candidatos à reeleição.
Pelo Republicanos, disputarão um novo mandato Otávio Pivetta, no Mato Grosso, Soldado Sampaio, em Roraima, e Tarcísio de Freitas, em São Paulo.
No Progressistas, além de Mailza Assis, também buscarão a recondução Celina Leão, no Distrito Federal, e Eduardo Riedel, no Mato Grosso do Sul.
Já o PT aposta na reeleição dos governadores Jerônimo Rodrigues, na Bahia, Elmano de Freitas, no Ceará, e Rafael Fonteles, no Piauí. No Acre, a legenda ainda não definiu um pré-candidato ao governo.
Outros partidos também terão representantes
O União Brasil contará com dois governadores na disputa: Roberto Cidade, no Amazonas, e Clécio Luís, no Amapá.
O MDB também terá dois nomes na corrida pela reeleição: Ricardo Ferraço, no Espírito Santo, e Daniel Vilela, em Goiás.
Pelo PSD, disputarão um novo mandato Fábio Mitidieri, em Sergipe, e Mateus Simões, em Minas Gerais.
Já o PL terá apenas um governador buscando a recondução ao cargo. Em Santa Catarina, Jorginho Mello será o representante da legenda na disputa pela reeleição.


