Rio Branco, AC 19 de agosto de 2026 21:21
HOME / POLÍTICA / Vereador André Kamai denuncia colapso no abastecimento: “Faz 25 dias que o bairro Vitória está sem água”

Vereador André Kamai denuncia colapso no abastecimento: “Faz 25 dias que o bairro Vitória está sem água”

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, o vereador André Kamai fez uma denúncia contundente sobre o colapso no fornecimento de água que assola Rio Branco. O parlamentar relatou a situação extrema dos moradores do Bairro Vitória, que, após semanas de torneiras secas, precisaram cavar a própria rua na tentativa de acessar a rede de distribuição.

A crise, ressaltou o vereador, não se restringe a uma única comunidade, mas atinge fortemente diversas regiões e bairros mais altos da capital. Cobrando providências urgentes da Prefeitura e do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Kamai relatou o cenário dramático dos moradores. “A comunidade, na Rua Benjamim, teve que, num ato de desespero, abrir a rua no meio com uma picareta para encontrar o cano de água, porque aquela rua estava há 22 dias sem água”, destacou o parlamentar, que registrou a omissão da gestão ao lembrar que a localidade completava “hoje, 25 dias sem água.”

Além de expor a rotina de famílias que recorrem a custos elevados com caminhões-pipa para suprir o desabastecimento, Kamai voltou a posicionar-se contra propostas de privatização do setor. O vereador defendeu a aplicação de recursos públicos na recuperação do sistema de captação, tratamento e distribuição. Rebatendo as tentativas da administração municipal de desqualificar as cobranças e rotular as críticas como mero debate eleitoral, Kamai lembrou que “já veio a esta tribuna um debate que insinuava que ‘reclamação sobre água é palanque’.”

Refutando o argumento da gestão de forma direta, o vereador reiterou a legitimidade da cobrança por serviços essenciais para a população. “Toda vez que eu venho aqui dizer alguma coisa, ‘ah, porque ele é candidato’. O problema é que a cidade não deixou de existir, pessoal, porque a eleição começou. As pessoas não deixaram de viver em Rio Branco porque a eleição começou. E eu não renunciei meu mandato porque sou candidato. Então vocês vão ter que me aturar”, declarou Kamai.

A denúncia do parlamentar reforça que o caso do Bairro Vitória é o reflexo de um problema sistêmico em Rio Branco. Enquanto a prefeitura minimiza as cobranças, milhares de famílias seguem enfrentando o prejuízo diário e a incerteza do abastecimento na torneira.