Rio Branco, AC 30 de dezembro de 2025 00:57
HOME / GERAL / Prefeitura de Rio Branco age desde os primeiros sinais de cheia e amplia resposta para proteger famílias atingidas

Prefeitura de Rio Branco age desde os primeiros sinais de cheia e amplia resposta para proteger famílias atingidas

Desde os primeiros indícios de elevação dos rios e igarapés, a Prefeitura de Rio Branco colocou toda a sua estrutura em campo para proteger a população atingida pelas enchentes. As ações são coordenadas pelo prefeito Tião Bocalom e executadas pela Defesa Civil Municipal, em atuação integrada com secretarias municipais e o Corpo de Bombeiros.

O transbordamento do Rio Acre ocorreu por volta das 9h da manhã de sábado (27). Desde então, o nível do rio segue em elevação e, na última medição, às 7h deste domingo (28), atingiu 14,94 metros, aproximando-se da cota de 15 metros. Além da cheia do rio, a cidade já havia sido impactada por uma forte enxurrada no dia anterior, o que ampliou rapidamente a área afetada e trouxe prejuízos a moradores que moram próximos a igarapés.

Atualmente, 20 bairros de Rio Branco registram impactos diretos. Mais de duas mil famílias foram atingidas, exigindo uma resposta imediata e contínua da Prefeitura.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Falcão, todo o trabalho está sendo conduzido com monitoramento permanente e ações simultâneas em diversas frentes.

“Desde o transbordamento do Rio Acre, a prefeitura, por meio da nossa Defesa Civil Municipal, está atuando de forma ininterrupta. Temos equipes de remoção, monitoramento dos igarapés e do rio, acompanhamento de áreas com risco de desmoronamento e suporte direto às famílias. Hoje, são 20 bairros atingidos, com mais de duas mil famílias impactadas. A situação ainda inspira muita atenção, porque o rio não estabilizou”, destacou o coordenador.

Até o momento, 39 famílias, totalizando cerca de 122 pessoas, foram removidas pela Defesa Civil Municipal e pelo Corpo de Bombeiros para casas de parentes. Outras 35 famílias, com 115 pessoas, estão acolhidas em abrigos públicos organizados pela Prefeitura.

Quatro escolas — todas elas municipais — funcionam atualmente como abrigos. Duas estão localizadas na região da Conquista, uma no bairro Tropical e uma no bairro Mocinha Magalhães. Três dessas unidades já atingiram a capacidade máxima. Apenas uma ainda dispõe de vagas, em razão do recuo temporário das águas em alguns igarapés da região.

A Prefeitura mantém uma base operacional no Corpo de Bombeiros, onde atuam equipes da Defesa Civil Municipal, assistentes sociais e profissionais de apoio. Sempre que há necessidade de retirada de famílias, a ação é feita de forma conjunta, garantindo segurança e agilidade.

Além disso, a Defesa Civil Municipal realiza monitoramento contínuo dos igarapés durante o dia e a noite, especialmente em áreas que apresentaram risco elevado e pânico entre moradores. Também foram feitas retiradas preventivas de famílias em locais com desmoronamento, como no Preventório, e isolamento de áreas instáveis, como na região da Praça do Relógio.

Outra frente importante é a construção de abrigos no Parque de Exposições. A expectativa da Prefeitura é iniciar a transferência de famílias para o local até segunda-feira (29) ou, no máximo, terça-feira (30), reduzindo a necessidade de novas escolas.

O prefeito Tião Bocalom reforçou toda a atuação da Prefeitura, feita com prioridade absoluta à proteção das pessoas.

“Desde o primeiro momento, determinamos que a Defesa Civil Municipal e todas as secretarias estivessem mobilizadas. Nosso foco é cuidar das pessoas, garantir acolhimento, segurança e assistência. Não vamos medir esforços para proteger as famílias de Rio Branco”, afirmou o prefeito.

O cenário ainda é de atenção máxima. Caso o nível do Rio Acre alcance 16 metros, a projeção é de que entre 200 e 300 famílias precisem ser acolhidas em abrigos públicos. Neste momento, 29 famílias já aguardam remoção, e a Prefeitura se prepara para abrir pelo menos mais três escolas, podendo chegar a sete abrigos ativos, conforme a evolução da cheia.

A Prefeitura de Rio Branco segue com equipes mobilizadas 24 horas por dia, por meio da Defesa Civil Municipal, reforçando o compromisso com o cuidado, a proteção da vida e a assistência às famílias atingidas pelos alagamentos.