..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Vanda Milani apresenta demandas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

O presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação),Marcelo Lopes da Ponte, recebeu  esta quinta-feira,11,a deputada Vanda Milani em audiência articulada pela parlamentar. No encontro, Vanda Milani  -que se fez acompanhar pela prefeita de Tarauacá,Maria Lucinéia (PDT), e o deputado Jesus Sérgio (PDT), solicitou o encaminhamento das demandas apresentadas em audiência pública de sua autoria, realizada  em 2019.As solicitações fazem parte do compromisso que a deputada sempre teve, durante o mandato, com a educação acreana.

Na audiência pública de 2019, por considerar que os ribeirinhos são reconhecidos como comunidade tradicional e, no entanto, os valores repassados  à merenda escolar para seus alunos   são inferiores aos encaminhados às comunidades tradicionais  como indígenas e quilombolas, foi reivindicada ao PNAE  (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PNATE (Programa Nacional de Transporte Escolar)a equivalência e equiparação da verba alocada. Além disto, durante a audiência pública, foi solicitada também  a construção de barcos escolares com calado menor, adequado para a realidade dos rios e igarapés acreanos. “O que precisar estamos às ordens”, disse o presidente do FNDE que aceitou o convite de Vanda Milani para visitar o Acre.

Municípios

A parlamentar pediu ainda ao presidente do FNDE a conclusão, no município de Tarauacá,  de várias obras em andamento com o envio de um engenheiro para o acompanhamento dos serviços executados e a devida liberação das parcelas das obras. Já para o município de Brasiléia, Vanda Milani reivindicou recursos para a construção do projeto da nova escola rural de ensino fundamental Concita Alves de Melo (BR 317/Km 26), já devidamente cadastrada no sistema do FNDE-uma obra há muito aguardada pela população local e comunidade estudantil- como também foi reivindicado ao município a aquisição de dois ônibus tipo rural escolar. Finalmente, para o município de Jordão foi requerido que seja autorizado um novo processo licitatório para uma  escola modelo padrão com 12 salas. 

Confirmação

A deputada, ao lado da prefeita Maria Lucinéia e do deputado Jesus Sérgio, esteve ainda  com Gabriel Vilar-chefe do DIGAP (Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais) do FNDE- a quem reafirmaram as demandas apresentadas ao presidente do FNDE  e agradeceram o apoio. “Se houver obras inacabadas, vamos concluir”, disse Vilar, que ainda  deu  o encaminhamento necessário para as  reivindicações da audiência pública realizada pela deputada. Tanto o deputado Jesus Sérgio quanto a prefeita Maria Lucinéia agradeceram pela preocupação da deputada com o município de Tarauacá. Por seu lado, Vanda Milani reafirmou seu compromisso em trabalhar “por todos os municípios acreanos”.

banner mk xl