..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Socorro Neri abre a Semana Municipal da Agricultura Familiar

Produtores familiares de diversas regiões da capital lotaram a Ceasa, nesta terça, 23, para acompanhar a abertura da Semana da Agricultura Familiar, realizada pela prefeita Socorro Neri.

Ela também fez a entrega de aproximadamente 160 kits para a produção de hortaliças e equipamentos agrícolas, adquiridos com recursos do município e de emenda parlamentar do deputado federal Alan Rick.

“São ações que a Prefeitura de Rio Branco realiza para fomentar e incentivar a agricultura familiar que é a atividade prioritária na área rural apoiada pelo município. Nós compreendemos e reconhecemos a importância do trabalho dessas mulheres e homens do campo e da floresta para qualidade de vida de toda a população, inclusive a que vive na cidade”, disse a prefeita.

O deputado federal Alan Rick disse que a produção rural em Rio Branco tem um nível bastante elevado. “Nós estamos entregando hoje esses equipamentos que já haviam sido comprados e anunciamos também a pavimentação de parte do Ramal da Piçarreira, um dos mais importantes para a região do Benfica e Moreno Maia. Dois quilômetros do ramal serão beneficiados com recursos de emenda parlamentar nossa”.

Como parte da programação, o ex-bispo de Rio Branco, Dom Moacyr Grechi, receberá (in memoriam), uma moção de agradecimento por sua contribuição para o fortalecimento da agricultura familiar.

 

“Dom MoacyrSemana_Municipal_da_Agricultura_Familiar__Assis_Lima_26.jpg foi uma pessoa muito importante para o Acre, para o movimento social. Ajudou a criar as comunidades eclesiais de base, o movimento sindical, as associações e cooperativas. Então é o momento dentro dessa semana da gente fazer o reconhecimento de tudo o que ele fez por nós acreanos”, disse o secretário de Agricultura Familiar de Rio Branco, Paulo Braña.

Ainda de acordo com Braña, de hoje até a próxima quinta-feira, 25, uma extensa e variada programação será realizada pela Prefeitura de Rio Branco. São palestras, intercâmbios e dias de campo voltados para o aperfeiçoamento dos produtores e o conhecimento das ações e programas desenvolvidos pelo poder público.

“Uma das atividades que vamos fazer nesses dias é uma visita à Agroindústria de Farinha de Plácido de Castro, porque nós vamos implantar em Rio Branco cerca de 5 Agroindústrias semelhantes. E na quinta-feira, dia 25, nós encerramos a Semana da Agricultura Familiar lá no Custódio Freire conhecendo um trabalho na parte de cultivo protegido com a produção de hortaliças”, destacou.

Seu Manoel Dionísio da Silva, conhecido como Manelão, produtor de hortaliças e morador da Transacreana, quilômetro 8, no Ramal da Castanheira, disse que com o incentivo se anima a produzir ainda mais. “A Prefeitura de Rio Branco mesmo nos momentos mais difíceis não esqueceu o produtor, sempre esteve do nosso lado. E agora nós estamos nos sentindo ainda mais motivados para produzir, porque estamos vendo que há um interesse do poder público pra que a gente continue a produzir cada vez mais”.

“Esses equipamentos e os kits chegam numa hora muito boa, pois essas mangueiras, adubo, sombrite são muito caros e elevam demais o custo para a produção de um maço de cheiro-verde, por exemplo. É esse o tipo de incentivo que nós da agricultura familiar precisamos para produzir mais”, disse Antonino Torres Cabreiro, presidente da Associação de Produtores e Moradores da Estrada do Quixadá.

O vereador Rodrigo Forneck, líder da prefeita na Câmara, destacou que o agricultor familiar é quem realmente coloca comida na mesa dos brasileiros. “Não é o grande empresário da soja, do milho, porque esse faz toda a sua produção pra exportar. E aqui a valorização do pequeno, das suas condições de trabalho, faz com que a gente tenha mais qualidade na alimentação na nossa cidade. Então eu fico muito feliz que a prefeita Socorro Neri faça aquilo que é certo, priorizar os pequenos produtores, que geram mais empregos e mais renda”.

Para o presidente da Câmara, vereador Antônio Morais, esse é um investimento importante que somado às obras da Operação de Recuperação de Ramais também desenvolvida pela gestão da prefeita Socorro Neri, vão melhorar de modo significativo o dia-a-dia de milhares de famílias que vivem na área rural de Rio Branco. “A prefeita tem feito um bom trabalho, e nós temos feito lá na Câmara a defesa e sustentação da sua gestão para que ela consiga avançar ainda mais. E quem ganha com isso é toda a população da nossa cidade”.

banner mk xl