..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Regularização fundiária pelo governo do Acre beneficia comunidades em Epitaciolândia com mais 250 novos títulos definitivos

Regularização fundiária pelo governo do Acre beneficia comunidades em Epitaciolândia com mais 250 novos títulos definitivos

Um evento realizado nesta terça-feira, 19, marcou a entrega de cerca de 250 títulos definitivos de propriedade para bairros importantes da cidade de Epitaciolândia, incluindo a Escola Estadual Luiz Gonzaga da Rocha, a Escola Municipal José Hassem Hall Filho, o Parque Ecológico Wilson Pinheiro e 10 imóveis rurais no Polo Agroflorestal, numa iniciativa do governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), que beneficiou famílias assentadas desde o ano 2000 e que esperavam há muito tempo pelo documento em mãos.

A regularização fundiária urbana e rural é uma importante ferramenta para garantir cidadania, moradia digna e segurança jurídica às comunidades. Por meio desse processo, moradores da cidade e pequenos agricultores recebem a posse legítima de seus imóveis, possibilitando o acesso a políticas públicas, créditos agrícolas, e estimulando a produção local.

A presença do governador Gladson Cameli na cerimônia reforçou a importância social desse evento, demonstrando o compromisso do governo com a inclusão e o desenvolvimento sustentável das comunidades acreanas.

regula 002Governador Gladson Cameli não escondeu a satisfação de levar cidadania à população. Foto: José Caminha/Secom

“O que é mais interessante aqui é a presença do Estado, com a união de esforços das nossas equipes, envolvendo todos os poderes: municipal, estadual e federal. Aqui temos a realização de um trabalho não apenas em Epitaciolândia, como hoje, mas que já vem promovendo a cidadania, interagindo e realizando ações em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Poder Municipal, Legislativo Federal, para conceder títulos de terra às pessoas que não possuem esse documento em todo o estado. Isso é cidadania. Nossa meta é não perder tempo e realizar o máximo de ações como essa. Essa é a ação que brilha nos meus olhos. Já falei e dei carta branca para o nosso Iteracre: vamos realizar isso em todo o Acre”, destacou o governador.

A presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, completa: “Somos um dos três estados reconhecidos com maior compromisso na regularização fundiária. Estamos cumprindo aquilo que está na Constituição, com o Estado se esforçando como nunca para esse resultado, fazendo parcerias com as prefeituras e alcançando desde a casa do cidadão, a estruturas institucionais, entregando regularização de escolas e prédios públicos. Porque a regularização é abrir as portas também para investimentos e crescimento”.

regula 003Presidente do Iteracre reforçou as ações de regularização em todo o estado. Foto: José Caminha/Secom

Reconhecimento e valorização

A regularização fundiária não apenas garante direitos básicos às famílias, como também contribui para a valorização dos imóveis, proporcionando segurança e estabilidade para as gerações futuras. A entrega dos títulos definitivos representa um passo significativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham acesso à moradia digna e a oportunidades de desenvolvimento.

O senhor Miguel Borges, policial civil aposentado de Epitaciolândia, foi um dos convidados de honra na entrega dos títulos. Morador do Bairro Satel há 30 anos, criou nove filhos e se tornou um símbolo para a cidade. Agraciado até pelo governador e pelo prefeito, ele ficou emocionado em receber seu título em mãos.

regula 004Policial aposentado Miguel Borges estava muito orgulhoso por ser o primeiro a receber o título. Foto: José Caminha/Secom

“Para mim foi muito bom, até demais. Não esperava que acontecesse. Fiquei muito agradecido por ter recebido o documento gratuitamente. Tive a honra de ser o primeiro a receber o título, e isso é motivo de muito orgulho para mim. É o reconhecimento de que é meu e que passará para os meus filhos”, reforçou.

No evento ainda foi assinada a ordem de serviço da obra de manutenção e revitalização da Escola Brasil-Bolívia, em Epitaciolândia, num investimento de mais de R$ 200 mil. Também foi realizada a assinatura da ordem de serviço da Escola Getúlio Vargas, em Brasileia, com outro investimento de R$ 200 mil.

regula 005Foi feita ainda a assinatura da ordem de serviço de duas escolas. Foto: José Caminha/Secom

“Desde o começo da minha gestão, buscamos apoio com o Iteracre e nossa parceria foi muito frutífera. A população de Epitaciolândia recebeu mais de mil títulos definitivos nos últimos três anos e isso representa mais de 20% do nosso município”, contou o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes.

Ao final do evento, o governo do Estado ainda realizou a entrega de duas novas viaturas policiais para o fortalecimento do policiamento escolar em toda a região do Alto Acre.

regula 006Foram entregues duas viaturas para fortalecer o policiamento escolar. Foto: José Caminha/Secom

A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassen, e o deputado estadual Tadeu Hassem também estiveram presentes, agradecendo todo o apoio do governo do Estado ao município nas últimas semanas com a enchente histórica. Além deles, compareceram diversas outras autoridades.

banner mk xl