..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Prefeitura de Rio Branco realiza 4ª reunião de alinhamento para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Prefeitura de Rio Branco realiza 4ª reunião de alinhamento para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na manhã desta quinta-feira (3), a 4ª reunião da Caisan (Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional), composta por secretarias municipais envolvidas com o desenvolvimento do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Rio Branco.

De acordo com a vice-prefeita de Rio Branco e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marfisa Galvão, o encontro visa formalizar o plano que norteará as políticas públicas alimentares do município.

“Nós iremos definir o dia em que teremos a conferência, estamos com uma previsão para final de março. Após esse evento, poderemos de fato, efetivar, junto com a aprovação do projeto na Câmara Municipal, essas políticas no município.”

Estão envolvidas na elaboração do plano, as Secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agropecuária, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Planejamento e Casa Civil.

Reuniao Marfisa Rodrigo Cavalcante 9

De acordo com Sergiane Costa, chefe da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da SASDH, os eixos a serem debatidos estão relacionados ao abastecimento e distribuição de alimentos, produção, fomento à pesquisa, saúde, nutrição, entre outros.

“Nós temos uma lei de criação de 2020, lei complementar, que trata dessas providencias, da funcionalidade, eixos que precisam ser trabalhados.

A novidade é que o Conselho é associado ao “ICLEI”, organização internacional não governamental, que promove o desenvolvimento sustentável. A equipe participou de mentoria com o Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa), para auxiliar no projeto.

Ana Letícia, assessora de planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conta que a diretoria do Luppa veio até Rio Branco, para auxíliar nessa rearticulação dos conselhos.

“Conseguimos reativar o Conselho Intersecretarial e estamos nesse processo de elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar. Estamos na 4ª reunião e estamos planejando, para o início do próximo ano, fazer uma conferência, para poder entregar um plano eficiente e engajado, que tenha a participação da sociedade civil e que possa realmente trazer um resultado para a cidade.”

banner mk xl