..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Prefeitura de Rio Branco participa de oficinas para a criação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Prefeitura de Rio Branco participa de oficinas para a criação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Na manhã desta terça-feira, 7, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), iniciou as oficinas sobre o Comitê Técnico da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), com o objetivo de realizar a criação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. As oficinas estão previstas para finalizarem nesta quinta-feira, 9.

O prefeito Tião Bocalom participou da abertura do evento, falou sobre a importância do encontro e enfatizou a necessidade de se pensar numa produção local para o abastecimento do município. “Nós precisamos pensar em produzir nosso produto aqui, para que ele tenha mais qualidade e consequentemente se torne mais barato. É fundamental discutirmos bastante sobre a segurança alimentar, para que a população tenha uma alimentação mais qualitativa e saudável”, reforçou o prefeito.

A diretora do Instituto Comida do Amanhã e uma das coordenadoras do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), Francine Xavier, participou do encontro e destacou que algumas prefeituras ligam a alimentação apenas ao assistencialismo, mas a alimentação é pensada em forma sistemática, ou seja, envolve desde a produção até o consumo.

“É uma miríade de situações e políticas que podem ser criadas para realmente garantir essa alimentação para a população e consequentemente a sua melhora. Quando a instituição começa a entender a alimentação como um sistema, todas as secretarias podem agir em conjunto”, explica Francine Xavier.

Na ocasião, o secretário em exercício da SASDH, Francisco Bezerra, explicou como serão realizadas as oficinas. “Vamos ter uma exposição de cada secretaria, por 10 minutos e no próximo dia 9, vamos fazer um fechamento das proposições que vão surgir a partir dos debates de hoje. Então, vamos preparar um documento para, na quinta-feira, concluirmos”, explicou.

Participaram da reunião as secretárias municipais Neiva Tessinari (Planejamento e SDTI) e Sheila Andrade (Semsa). O diretor-presidente, José Assis Benvindo (Emurb), o diretor de Assistência Social, Jefferson Barroso e a assessora jurídica da Semeia, Ellen Carine.

banner mk xl