..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Novo ministro de saúde promete a Gladson Cameli aumento no envio de doses de vacinas contra coronavirus 

Governador vai a Brasília com pedidos de ajuda ao Acre, que vive o pior momento da pandemia, com 1240 mortos e sem leitos para atender novos casos; entre os mortos nas últimas 24 horas está um rapaz de 17 anos

O governador do Acre, Gladson Cameli, teve, nesta segunda-feira 29/03, em Brasilia, seu primeiro encontro com o novo ministro da Saúde do Governo Bolsonaro, o médico Marcelo Quiroga, ao qual pediu aumento nas remessas de doses de vacina ao Acre.

“Faço este apelo ao governo federal, com o qual temos procurado trabalhar sempre em parceria, em função da grande fixa de fronteira que temos, além de termos também muitos povos indígenas que também precisam da imunização”, disse Gladson Cameli, ao ressaltar a condição de nordestino de João Pessoa, na Paraíba, do novo ministro – e as boas relações que os acreanos têm com os povos daquela região do país. 

Quiroga disse que, ao abraçar o governador, sentia-se abraçando cada acreano e que vai procurar trabalhar em parceria com o governo do Acre, com o secretário estadual de saúde e com os secretários municipais para que a campanha da imunização contra o novo coronavirus seja ainda mais intensificada para que haja avanços em todos os grupos prioritários. 

“O governador tem sido um forte aliado nessa luta. Ele me traz aqui reivindicações do povo acreano que serão acolhidas pelo Ministério da Saúde e dentro das políticas públicas que são executadas pelo Ministério da Saúde”, disse o ministro. “Vamos atender as demandas do governador para que num curto espaço de tempo possamos ir ao Acre para juntos ampliarmos essa forte relação entre o Estado do Acre. Estou muito empenhado em trabalhar junto com o governador, com o secretário estadual de Saúde e com os secretários municipais de Saúde para fortalecer o Sistema de Saúde. Enfrentamos essa emergência internacional que agora afeta fortemente e é preciso unir essa nação em um projeto de vencer a pandemia da covid-19”, disse Quiroga.

Nas últimas horas, o Acre enviou mais três pacientes para Manaus, em busca de tratamento contra a Covid, já que no na rede estadual de saúde não há mais leitos, nem em enfermarias tampouco em UTIs. Incialmente, a ideia era o envio de seis pacientes, mas os outros três tiveram o quadro de saúde agravado e isso impediu o deslocamento, que é feito em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

governador 001 webGovernador Gladson Cameli participou de reuniões no Ministério da Saúde, em Brasília, nesta segunda-feira - Fotos: Cedidas

Nas últimas 24 horas, segundo dados da  Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), foram registradas 163 casos de infecção e mais seis mortes pelo  coronavírus  O total de mortos no Acre, desde o início da pandemia, subiu para 1240 óbitos, O número de infectados saltou de 68.742 para 68.905 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 182.332 notificações de contaminação pela doença, sendo que 112.577 casos foram descartados e 850 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 53.940 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 352 pessoas seguem internadas.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio.. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município. O Acre estpa muito próximo de chegar a 5% de vacinação de sua população e está à frente de estados como Maranhão e Pará na corrida pela imunização de suas populações.

Diante da taxa de ocupação de leitos sobrecarregada no Sistema Único de Saúde, o Estado segue agora trabalhando, com apoio do governo federal, com a transferência de pacientes para outras localidades onde há disponibilidade de leitos para tratamento da Covid-19. A lista de espera por vagas de UTI e enfermaria consta no PDF de assistência, anexado a este boletim.

Das seis notificações de óbito nesta segunda-feira, eram três do sexo masculino e três, feminino. Os óbitos do sexo masculino: Morador do Bujari, R. R. T., de 17 anos, deu entrada no dia 5 de janeiro, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Acre (Unacon), em Rio Branco, e faleceu no dia 27 de março; Morador de Rio Branco, M. A. S. A., de 50 anos, deu entrada no dia 15 de março, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), e faleceu no dia 27 do referido mês; Morador de Rio Branco, S. C. S., de 79 anos, deu entrada no dia 27 de março, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), vindo a óbito no dia seguinte, 28.

Os óbitos do sexo feminino: Moradora de Acrelândia, A. Z. A., de 77 anos, deu entrada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), no dia 17 de março, e veio a falecer no dia 26 de março; Moradora de Rio Branco, R. S. S., de 78 anos, deu entrada no dia 14 de março, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), e faleceu neste domingo, dia 28, e  F. S. S., de 65 anos. Moradora de Rio Branco, deu entrada no dia 21 de março, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), e veio a óbito no dia 28 do referido mês.

Nas reuniões que manteve em Bras´´ilia nesta segunda-feira para tratar do assunto Covid-19, Gladson Cameli ressaltou, sempre, o apoio da bancada federal de deputados es enadores. “Sem essa u ião, sem a ajuda dos nossos parlamentares, deputados e senadores, a situação seria bem mais dificil”, disse o governador.

banner mk xl