..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Governo se reúne com representantes da embaixada americana no Brasil para discutir políticas ambientais

Governo se reúne com representantes da embaixada americana no Brasil para discutir políticas ambientais

Na tarde desta terça-feira, 1º, representantes do governo do Acre e da Embaixada dos Estados Unidos se reuniram no Palácio Rio Branco, na capital, para discutir as políticas públicas ambientais vigentes no estado.

O objetivo do encontro foi apresentar aos representantes da embaixada as necessidades e avanços do Acre nas políticas ambientais.

O secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni, representou o governador Gladson Cameli nesta oportunidade, e destacou que o Estado está de portas abertas para investimentos estrangeiros.

“O Acre tem trilhado um caminho exitoso, e estamos de portas abertas para auxílios e parcerias com estados nacionais que busquem contribuir com o meio ambiente na nossa região”, disse.

O representante da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, David Barguño, desempenha a função desde junho e afirmou que o Acre deve conciliar desenvolvimento sustentável e exploração econômica.

governo 002 webJonathan Donadoni, secretário da Casa Civil, acompanhado de Mailza Gomes, senadora, e Daniela Motta e David Barguño, representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Foto: Neto Lucena/Secom

“Estou sempre em contato com outros países vendo como podemos ajudar a situação do Brasil e do estado acreano. É necessário equilibrar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, conservação e preservação do bioma. As entidades devem trabalhar juntas para alcançar os indicadores desejados”, afirmou o embaixador.

Dados importantes foram apresentados, como da conservação de 85% da cobertura florestal do estado, da manutenção de territórios de produção familiar, da conservação das terras indígenas e da diversificação da pecuária sustentável.

“É importante destacar a política de manejo florestal que desenvolvemos. São cerca de 1.100 famílias contempladas, que trabalham cinco cadeias produtivas. Não é só com a madeira que trabalhamos nesse projeto, são cultivos como a poncã, por exemplo, que geram recursos financeiros aos produtores”, destacou Quelyson Lima, coordenador técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi).

governo 003 webA senadora Mailza Gomes foi convidada para a reunião em decorrência dos recursos destinados. Foto: Neto Lucena/Secom

O Programa REM e a Fonte 100 são os principais meios de recursos para a implementação das políticas públicas ambientais.

A sigla REM significa Redução do Desmatamento e Degradação Florestal – REDD+ Early Movers, em português REDD+ para pioneiros. O Acre foi o primeiro no mundo a ser contemplado com o REM, o que o lhe conferiu o título de pioneiro em REDD+.

Participaram também da reunião José Luiz Gondim, diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA); Nelson Sales, presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac); a senadora Mailza Gomes; Roseneide Mendonça, coordenadora estadual do programa REM; e Daniela Motta, representante da Embaixada dos Estados Unidos.

banner mk xl