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Política

Governo e órgãos ligados à Justiça traçam estratégias para ampliar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Governo e órgãos ligados à Justiça traçam estratégias para ampliar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Na manhã desta sexta-feira, 24, o delegado-geral de Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, recebeu em seu gabinete as representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Organização em Centros de Atendimento (OCA) para dialogar sobre os projetos que cada instituição possui visando ampliar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Com a mudança para o novo documento, o governo do Acre, por meio do Instituto de Identificação da Polícia Civil, teve um grande desafio que é a emissão da nova CIN aos acreanos. Atualmente, o Estado possui mais de 900 mil carteiras de identidade cadastradas, e o trabalho de reformulação iniciou em agosto do ano passado, pois de lá para cá foram emitidas mais de 36 mil carteiras de identidade em novo formato.

Nessa ótica, as instituições, que já atuam de forma parceira, traçam estratégias para levar os serviços de forma itinerante aos locais mais longínquos e às comunidades de difícil acesso, pois entende-se que a cidadania começa pelo documento de identidade.

“Em fevereiro de 2022, o governo federal anunciou a criação da carteira de identidade unificada, válida em todo o território nacional, mas quem deseja continuar com o modelo antigo não terá problemas, já que ele segue válido por até 10 anos para a população com até 59 anos de idade, e acima de 60 o documento terá validade indeterminada”, explicou José Henrique Maciel.

tjac 002 webNo novo documento podem constar título de eleitor, tipagem sanguínea, carteira de trabalho, certidões de nascimento, casamento e militar, identidade profissional, CNH, NIS/PIS/PASEP, CNS e CPF. Foto: Arquivo/Secom

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre, Júnior César da Silva, a reunião serviu para apresentar o calendário de ação de cada instituição, visando ter um plano estratégico para o ano de 2023 com os programas itinerantes de emissão da CIN.

“Cada órgão apresentou seu calendário de ações pertinentes à emissão da CIN, para que o Instituto de Identificação possa trabalhar de forma parceira, visando atender à população acreana, bem como às comunidades ribeirinhas, povos da floresta e povos indígenas, e propiciar um atendimento específico a mulheres, idosos e crianças”, declarou o diretor.

Vale ressaltar que o Instituto de Identificação da PC/AC possui uma grande demanda em relação à confecção das carteiras de identidade, pois além de atender os acreanos, há uma grande demanda vinda de municípios de outros estados, como Boca do Acre (AM) e Guajará Mirim (RO). Atualmente a confecção da CIN para quem solicitar a 2ª via é R$ 101,84. Para a primeira confecção o serviço é gratuito.

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