..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Governo do Estado entrega 226 títulos definitivos a moradores da Baixada da Sobral

O Governo do Estado do Acre segue levando dignidade e cidadania à população por meio da entrega de títulos definitivos de propriedade. Desta vez, 226 moradores dos bairros Sobral, Pista, Boa União, Bahia Nova, Bahia Velha, Plácido de Castro, Ayrton Senna e Aeroporto Velho, em Rio Branco, foram contemplados com o documento. A cerimônia de entrega ocorreu nesta sexta-feira, 15, e contou com a participação do governador Gladson Cameli.

Somente nesta ação promovida pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), o investimento é de R$ 429,4 mil. Com o título em mão, o beneficiado tem acesso facilitado a linhas de crédito para realizar melhorias em sua residência. Além disso, a identificação legal dos proprietários de imóveis contribui com a gestão ambiental urbana e possibilita a Prefeitura da capital regularizar a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Gladson Cameli aproveitou a oportunidade para reafirmar o seu compromisso com os acreanos. O governador citou a emissão gratuita dos documentos como uma conquista, sobretudo para a população de baixa de renda, e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Iteracre.

casa 002 webCom entrega de títulos definitivos a custo zero para a população, gestão de Gladson Cameli tem proporcionado mais cidadania e dignidade Foto: Diego Gurgel/Secom

“A entrega desses títulos, além de promover cidadania, reforça a presença do Estado aqui na Baixada da Sobral. Este era o sonho dos moradores de uma vida toda e que, agora, tornou-se realidade de fato e de direito. Gostaria de parabenizar a equipe do Iteracre, que não vem medindo esforços para alcançar o máximo possível de moradores em todo o estado”, declarou o gestor.

De acordo com Alírio Wanderley Neto, presidente do Iteracre, somente neste ano, houve a concessão de cerca de três mil títulos definitivos. “Apenas aqui na região da Baixada da Sobral, já entregamos mais de 500 títulos. Até o fim de 2021, nosso planejamento é entregar mais de mil títulos para moradores de Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia”, completou.

casa 003 webDe acordo com o presidente do Iteracre, Alírio Wanderley, mais de mil títulos serão concedidos até o fim do ano em quatro cidades do estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

O evento realizado na Escola Estadual João Paulo II também contou com a presença do secretário de Assuntos Governamentais, Alysson Bestene; deputado estadual José Bestene;  da vereadora de Rio Branco, Michelle Melo; dos moradores contemplados com títulos definitivos; entre outras autoridades.

Moradores aguardavam títulos há décadas

Diretamente do governador Gladson Cameli, a cadeirante Nilda Pereira recebeu o seu tão aguardado título definitivo. Moradora do bairro Ayrton Senna há mais de 40 anos, ela não mantinha mais expectativa de receber o documento. Porém, quando soube que seria beneficiada, a aposentada comemorou.

casa 004 webO documento de Nilda Ferreira foi entregue pelo governador Gladson Cameli durante a solenidade. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Já tinha se passado tanto tempo e a gente não acreditava mais que isso pudesse acontecer. Graças a Deus, estou recebendo o meu título dado pelo governo. Posso dizer agora que a minha casa é realmente minha, sem contar na valorização, caso queira vender”, afirmou.

Outro morador antigo é José Marim da Silva. Quando chegou à Sobral, as características da região mais populosa da capital ainda eram bastante rural e de difícil acesso. Quase quatro décadas depois e com a realidade bem diferente do passado, o aposentado, enfim, teve o reconhecimento público do seu imóvel erguido com muito trabalho e dedicação.

casa 005 webJosé Marim da Silva também foi contemplado com o recebimento do título definitivo. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Hoje está sendo um dia muito especial para mim. Conheço muitas pessoas que já tinham recebido o título e eu falava que, um dia, chegaria a minha vez. Estou muito feliz por estar recebendo o meu título e isso representa uma segurança a mais na propriedade da minha casa”, comentou.

banner mk xl