..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Governo do Acre garante recebimento de recursos junto ao governo federal para obras públicas na Saúde

Governo do Acre garante recebimento de recursos junto ao governo federal para obras públicas na Saúde

Cuidar da saúde da população é transformar as unidades hospitalares em ambientes acolhedores, adequados, salubres e confortáveis aos usuários e servidores do Serviço Único de Saúde (SUS). Por isso, as obras prediais públicas são essenciais para a eficiência do atendimento às pessoas nos hospitais e unidades de Saúde.

obra 001Contemplada com a liberação dos recursos, a primeira das cinco etapas de obras da nova maternidade de Rio Branco está prevista para ser concluída ainda este ano. Foto: Luan Martins/Sesacre

Com esta finalidade de melhorar a vida das pessoas, o governo do Acre, a partir dos convênios entre as secretarias de Estado de Obras Públicas (Seop) e da Saúde (Sesacre), garantiu o recebimento de R$ 5,3 milhões, junto ao governo federal, para o prosseguimento de obras do setor, como a construção da nova maternidade de Rio Branco, Marieta Messias Cameli, a qual ampliará o acesso da população à saúde pública.

obra 002Gestor da Seop apresenta projeto da nova maternidade ao governador Gladson Cameli e à vice, Mailza Assis. Foto: Luy Andriel/Seop

“Agradecemos o empenho do governo federal ao disponibilizar estes importantes recursos para seguirmos promovendo melhorias na Saúde do Acre. O governador Gladson Cameli tem lutado sempre para conseguir apoio financeiro para desenvolver o setor e levar mais dignidade à população acreana usuária do serviço público e aos servidores, que diariamente fazem parte desta evolução”, ressaltou o gestor da Seop, Ítalo Lopes.

obra 003Além de melhorar a estrutura da Saúde para a população, as obras beneficiam milhares de operários da construção civil a partir da geração de trabalho e renda. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A liberação dos recursos contempla as obras nos hospitais e unidades de Saúde da capital e do interior. As reformas e ampliações do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira; do Hospital Geral de Feijó; do Hospital da Criança, em Rio Branco; da Unidade Mista de Saúde de Santa Luzia (Fase II) e Hemonúcleo, em Cruzeiro do Sul, são algumas das intervenções que estão em andamento para levar mais dignidade aos habitantes de todas as regionais do Acre.

“São obras de grande importância para toda a população acreana e que reforçam o compromisso com a Saúde Pública do nosso estado. Com união e gestão dos recursos, temos avançado e vamos avançar cada vez mais, trabalhando para cuidar das pessoas”, afirmou o governador Gladson Cameli.

obra 004Obras na maternidade são acompanhadas rotineiramente pelo governo do Acre. Foto: José Caminha/Secom

O trabalho em conjunto das secretariais estaduais resulta em benefícios para os usuários da Saúde Pública. “Com o direcionamento do governador Gladson Cameli, o estado do Acre vive um momento ímpar de integração entre secretarias, gerando diretamente resultados à população. Um exemplo é a constância das obras iniciadas sem paralisação. Com essa parceria, estamos buscando regionalizar todos os serviços, com uma estrutura adequada em nossas unidades para entregar sempre uma saúde de qualidade à população do nosso estado”, enfatizou o titular da Sesacre, Pedro Pascoal.

Além de melhorar a estrutura da Saúde para a população, as obras beneficiam milhares de operários da construção civil, a partir da geração de trabalho e renda.

Maternidades de Rio Branco

Para as obras da primeira etapa de construção da nova maternidade pública de Rio Branco, o governo assegurou neste montante a liberação de R$ 3,1 milhões.

obra 005Maquete da nova maternidade de Rio Branco. Imagem: Ilustração gráfica

A nova maternidade, localizada no Segundo Distrito, será uma das maiores e mais avançadas estruturas de Saúde da Região Norte, com um total de 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica; 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP); 7 salas de cirurgia e de parto cesariano; 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto; 30 leitos de UTI neonatal, 30 leitos de unidade de cuidados intermediários (UCI) e 15 leitos de UCI canguru. A unidade ainda terá a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, para atender gestantes de alto risco.

Já na Maternidade Bárbara Heliodora o recebimento de recursos é para a reforma da cobertura e forro.

Hospital João Câncio Fernandes

A liberação dos recursos federais contribui para a sequência das obras no Hospital João Câncio Fernandes. A reforma e ampliação desta unidade a torna uma referência para a Regional do Purus, com uma estrutura de qualidade que contará com centro cirúrgico, raio-x, setor administrativo, sala de estabilização de pacientes, consultórios médicos e um total de 50 leitos de enfermaria.

Hospital Geral de Feijó

O Hospital Geral de Feijó, onde os serviços atualmente estão sendo executados no bloco I, também teve recurso liberado para reforma e ampliação da estrutura.

obra 006Com a obra, a unidade passou por readequação dos espaços, o que garantiu a climatização total do ambiente hospitalar. Foto: Diego Silva/Secom

Na cidade de Feijó serão beneficiados mais de 35 mil habitantes, além de moradores das regiões adjacentes, com a intervenção na unidade hospitalar.

Hospital da Criança

Com o recebimento do recurso, as obras de reforma e ampliação do Hospital Infantil Iolanda Costa e Silva (Hospital da Criança), em Rio Branco, avançam para garantir melhorias nas estruturas das enfermarias, posto de enfermagem, salas de isolamento, sala de punção venosa, hotelaria e banheiros.

Unidade Mista de Santa Luzia

O recurso liberado atenderá também a segunda fase da reforma e ampliação da Unidade Mista de Santa Luzia, o que beneficia mais de 20 mil moradores do vilarejo e ramais adjacentes. O governo do Acre já concluiu a primeira etapa.

banner mk xl