..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Governo do Acre assina ordens de serviço que beneficiarão empresas da Construção Civil do estado

Governo do Acre assina ordens de serviço que beneficiarão empresas da Construção Civil do estado

A manhã desta sexta-feira, 4, foi de comemoração para o setor da construção civil do Acre. É que o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou a cerimônia de assinatura das ordens de serviço para execução de 27 obras de pequeno porte no estado, durante cerimônia ocorrida na Federação das Indústrias do Acre (Fieac).

A ação é fruto do Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda (PEC/GER-AC), desenvolvido pela Seict. Serão aplicados quase R$ 5 milhões em obras em todos os 22 municípios do Acre, com reforma, ampliação e reparos de prédios do Estado.

O titular da Seict, Assurbanípal Barbary Mesquita, disse que o programa é fruto da sensibilidade do governador Gladson Cameli e da parceira da Fieac e setor da construção civil que ajudaram na elaboração do projeto.

“Esse sonho nasceu em meio a sensibilidade e entendimento da necessidade de atender às empresas de pequeno porte e a geração de empregos, que o governador Gladson tem, e ele pediu para que eu buscasse junto com Planejamento, Fieac e sindicato do setor um caminho para que o Estado desse esse suporte, e hoje estamos aqui assinando essas ordens de serviço dessas obras”, revela o secretário.

Estiveram no ato a senadora Mailza Assis da Silva, representando o governador Gladson Cameli, o deputado federal Alan Rick, o deputado estadual Pedro Longo e vários secretários de Estado, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), José Adriano, e o vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), Sérgio Nakamura.

Para o vice-presidente Sinduscon, Sérgio Nakamura, o programa é uma grande conquista do setor, em especial para as empresas de pequeno porte.

fieac governo 002 webSergio Nakamura, vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Acre (Sinduscon). Foto: José Caminha/Secom

“Hoje é um dia de comemoração, pois o programa é uma conquista que o setor, o sindicato e o governo vêm trabalhando para que esse momento pudesse acontecer, e hoje estamos aqui assinando as ordens de serviço de mais de 27 obras em todos os municípios”, destaca o sindicalista.

fieac governo 003 webDeputado estadual Pedro Longo durante sua fala. Foto: José Caminha/Secom

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre, Pedro Longo, esteve presente ao evento e destacou a importância de o projeto ter sido aprovado naquela casa. “Somos sabedores da importância deste programa para a economia, e em especial para a construção civil. Ele vai ajudar a fomentar e fortalecer as empresas de pequeno porte desta iniciativa”, disse o parlamentar.

O deputado federal Alan Rick frisou que a construção civil é a grande responsável pela geração de emprego e renda no país, e que o governo acerta quando tem essa iniciativa.

“A construção civil é a grande locomotiva de desenvolvimento de qualquer estado. Ela gera uma série de contratações de outras empresas, de outros setores que são parceiros da obra e da infraestrutura. O programa do governo vem ao encontro dessa necessidade de desburocratizar e dar às empresas de pequeno porte essas obras e gerar emprego e renda nos municípios contemplados”, frisa o deputado.

fieac governo 004 webDeputado federal Alan Rick falando da importância da construção civil para a economia do estado. Foto: José Caminha/Secom

O programa, que tem um fluxo diferente do processo mais complexo de licitação, visa atender empresas sediadas no município de onde será disponibilizada obra.

Hoje foram assinadas várias ordens de serviços para a manutenção, reforma e ampliação dos prédios de responsabilidades da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura (Sepa), Secretaria de Estado de Indústria Ciência e Tecnologia (Seict), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), do Instituto Socioeducativo (ISE), do Sistema de Saneamento e Água do Acre (Saneacre) e da Polícia Civil (PC).

fieac governo 005 webEmpresários, sindicalistas, secretários e servidores prestigiam ato de assinatura das ordens de serviços. Foto: José Caminha/Secom

A senadora Mailza Assis da Silva ficou muito feliz com o programa e destacou seu impacto econômico e social para o Acre. “Que programa fantástico. Ele tem um poder muito grande que vai além de fortalecer a nossa economia, mas ele tem alcance social também, pois com essas obras, que se espalharão por todo o Acre, ele vai levar dignidade e dias melhores para vários pais de família e para jovens que irão ser contemplados com as contratações por estas empresas”, celebra a senadora.

fieac governo 006 webSenadora Mailza Assis da Silva esteve representando o governador Gladson Cameli durante o evento. Foto: José Caminha/Secom

banner mk xl