..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Governo do Acre apoia criação de conselho nacional de representações estaduais para fortalecer defesa de melhorias locais

Governo do Acre apoia criação de conselho nacional de representações estaduais para fortalecer defesa de melhorias locais

Representantes dos governos estaduais em Brasília e do Distrito Federal (DF) estão criando um conselho nacional da categoria. A minuta do estatuto da entidade foi aprovada em reunião de representantes, nesta segunda-feira, 18. O documento contou com o apoio do governo do Acre por meio da sua representação na capital do País – competência da Diretoria de Relações Federativas (Dirrf), da Seplan, com sede na capital do país.

“Contar com um conselho fortalece a união, as relações institucionais e a defesa das pautas comuns em favor dos estados, com impactos positivos nas melhorias locais”, defendeu a diretora de relações federativas da Seplan, Rosângela Bardales. O encontro contou com a participação de representantes da maioria dos estados e do DF e foi sediado pela representação do governo de Santa Catarina, em Brasília.

conselho 002Rosangela Bardales defende conselho para fortalecer pleitos estaduais. Foto: Wesley Moraes/Seplan

“O Conselho facilita a troca de experiências e fortalece nossos estados para defender nossos pleitos e para que possam ter êxito em suas ações”, destacou a representante de Santa Catarina, Vânia Franco.

De acordo com a minuta do estatuto, a presidência do conselho de representações dos governos estaduais e do DF será rotativa por cada uma das cinco regiões do País, com mandato de um ano, prorrogáveis por mais um. O documento aprovado estava em debate há alguns meses, coordenado pelo representante do governo de Pernambuco, Eric Coda. A elaboração, explicou ele, tem por base experiências bem sucedidas de outros conselhos nacionais e também contou com a contribuição de gestores como o secretário de Planejamento do Acre, Ricardo Brandão.

conselho 003Representantes de governos estaduais em Brasília aprovaram minuta do conselho de representações dos estados no DF. Foto: Wesley Moraes/Seplan

“O secretário de Planejamento do Acre incentivou e nos ajudou com orientações e com a sua experiência, inclusive no Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento”, exemplificou Eric. Ele reforçou a importância da formalização do grupo de representações e relacionou as medidas necessárias como este objetivo, desde criação da CNPJ às estruturas e respectiva manutenção.

Ao final do encontro, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, fez chamada de vídeo e reforçou a importância da “união para superar dificuldades”, da parceria e da troca de experiências para que “os estados possam ajudar uns aos outros”, inclusive com a troca de experiências “daquilo que cada um tem de melhor”.

banner mk xl