..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Governador nomeia Danilo Lovisaro, 1° colocado na lista tríplice, como procurador-geral do MP-AC

Votação ocorreu na última sexta-feira (26), no edifício sede do MP, em Rio Branco, e contou a participação de 79 membros do órgão ministerial. Posse deve ocorrer apenas em janeiro de 2022

O governador Gladson Cameli nomeou Danilo Lovisaro do Nascimento como novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), para o biênio 2022/2024. A nomeação foi publicada no Diário Oficial (DOE) desta segunda-feira (29).

A votação ocorreu na última sexta-feira (26), no edifício sede do MP, em Rio Branco, e contou a participação de 79 membros do órgão ministerial, com apenas uma abstenção.

Com o resultado da votação que teve o procurador Danilo Lovisaro do Nascimento com a maioria dos votos, ficando a frente do promotor Rodrigo Curti e do procurador de Justiça Cosmo Lima de Souza, a lista tríplice foi enviada ao governador Gladson Cameli, que tinha um prazo de 15 dias para fazer a nomeação.

A previsão é que a posse do novo procurador deve ocorrer em janeiro de 2022.

Trajetória

O Procurador de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento é Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Direito pela Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”. Professor efetivo da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Lovisaro já atuou como coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), membro titular do Conselho Superior do MP-AC. Foi titular da Promotoria do Tribunal do Júri, da 8ª Promotoria de Justiça Criminal, da Promotoria Especializada do Controle Externo da Atividade Policial e Fiscalizações de Presídios e da Promotoria Especializada no Combate à Evasão Fiscal. Foi, também, Promotor Corregedor, Assessor de PGJ, Diretor da Fundação Escola do MP-AC e Presidente do Colégio Nacional de Diretores de Escolas (Cdemp).

posse 002 webPela segunda vez, Kátia Rejane é escolhida como procuradora-geral de Justiça no AC - Fotos: Asscom/MP-AC

Mudança

Deixa o cargo, no final de deste ano, a procuradora-geral Kátia Rejane que foi eleita Corregedora-Geral do Ministério Público no ano de 2014, onde permaneceu até o final de 2017, quando ocupou o cargo de procuradora-geral pela primeira vez. Em 2019, ela foi eleita novamente e reconduzida ao cargo.

Kátia Rejane é natural de Rio Branco, graduada em Agronomia (1988) e Direito (1992). Ingressou como promotora de Justiça substituta do MP-AC no ano de 1996, onde atuou na Promotoria de Justiça de Xapuri. Em 1997, foi promovida para a capital, sendo designada para cuidar da Promotoria da Infância e Juventude.

No ano de 2002, atuou, cumulativamente, nas Comarcas de Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil. Foi promovida a procuradora de Justiça em 2011, assumindo no mesmo ano a Procuradoria-Geral para Assuntos Administrativos e Institucionais, na gestão do procurador-geral de Justiça Sammy Barbosa (2010-2011).

Ocupou cumulativamente os cargos de procuradora-geral adjunta para Assuntos Jurídicos e Assuntos Administrativos e Institucionais na gestão da procuradora-geral de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo (2012-2013), sendo eleita nesse mesmo biênio para compor o Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Acre.

banner mk xl