..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Fruto de emenda do deputado Alan Rick, novo ônibus do Hemoacre realiza primeira coleta de sangue

Fruto de emenda do deputado Alan Rick, novo ônibus do Hemoacre realiza primeira coleta de sangue

O novo ônibus do Hemoacre realizou a primeira coleta de sangue nesta segunda-feira, 02/05. O deputado federal Alan Rick (União Brasil) é doador e fez questão de estar presente neste momento que marcou o retorno das coletas itinerantes. O novo Hemóvel foi adquirido com emenda destinada pelo parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão.

“É a realização de um sonho do nosso Hemocentro. A captação de sangue salva vidas. Estou muito feliz em ter ajudado. Agradeço o compromisso do Hemoacre, através da então gerente administrativa Milena Dias e da Josiane Amorim, da Dra. Paula Mariano e do governador Gladson.” - disse o deputado.

O doador número 1 foi o Wilson dos Santos Lopes, de 40 anos. Ele ficou sabendo que o ônibus estaria no pátio da Uninorte e aproveitou. “Foi um ganho importante pra todos nós que não temos tempo de ir até o Hemoacre em um dia corrido de trabalho. O atendimento foi muito bom! O ônibus tem tudo que precisa pra fazer uma doação com qualidade.” - disse Wilson.

O novo Hemóvel é considerado um dos mais modernos no seguimento, possui poltronas elétricas, freezer, banheiro, sala de coleta, triagem e acessibilidade para cadeirantes. 

A gerente geral do Hemoacre, Josiane Amorim, explicou que o ônibus foi entregue em outubro do ano passado, mas que por algumas pendências de liberação da Anvisa ainda não fazia coletas. “A Anvisa tem muitos protocolos e durante esses meses eles foram realizados. Liberação, testagem e validação, está última só ocorre quando é feita uma doação que nada dê errado.” - explicou 

O ônibus vai ficar no pátio da Uninorte com atendimento de 18h30 até às 21h30 também nessa terça-feira, 03, para atender a todos que quiserem doar.

A enfermeira do Hemoacre Quésia Nogueira disse que o estoque de bolsas está crítico e a demanda altíssima. Ela ressaltou a importância da retomada das coletas itinerantes neste momento.

“Estamos com as cirurgias eletivas voltando, temos vários pacientes necessitando, temos os pacientes oncológicos que também necessitam de sangue. Pra nós é momento importante. É uma necessidade urgente a utilização desse Hemóvel”. - disse.

Neste momento, o ônibus estará realizando coletas de sangue durante a noite e em breve, com a aquisição de alguns equipamentos necessários, que já estão sendo licitados, poderá funcionar também durante o dia.

Quem pode doar?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Os requisitos para realizar a doação são:

  • Estar em bom estado de saúde.
  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  •  Candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, devem esperar por 10 dias após estarem completamente recuperados da doença, para então doar. 
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

banner mk xl