..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Fagner Calegário defende criação de pipódromos e manutenção de aeródromo em Santa Rosa do Purus

Fagner Calegário defende criação de pipódromos e manutenção de aeródromo em Santa Rosa do Purus

Na manhã desta quarta-feira (29), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Fagner Calegário (PDT) destacou dois temas: a regulamentação da soltura de pipas e a manutenção do aeródromo no município de Santa Rosa do Purus.

Calegário apresentou um projeto de lei que visa reconhecer a soltura de pipas como esporte, cultura e lazer, especialmente para as crianças que vivem nos bairros mais distantes do centro da cidade. Ele ressaltou a importância de campanhas educativas para prevenir acidentes com o uso de linhas cortantes e cerol. “Fizemos aqui, aprovamos nesta Casa, a lei que proibia o uso de linha com cerol, até chegou uma campanha que é o ‘Cerol Mata’ em virtude de acidentes que já tinham acontecido e buscando evitar novos acidentes,” explicou.

O deputado sugeriu a criação de pipódromos, espaços específicos para a prática segura da soltura de pipas, equipados para permitir o uso de linhas esportivas em um ambiente controlado. “Para aqueles que querem levar a soltura de pipa mais a sério, que a gente possa estar pegando espaços públicos ou privados e criando os pipódromos, assim como já existe em outros estados,” propôs Calegário. “Nesse local, as pessoas poderão brincar e praticar a soltura de pipa de maneira esportiva com as linhas cortantes, com as linhas esportivas, com as linhas com cerol em um ambiente seguro.”

Calegário também abordou a necessidade urgente de manutenção no aeródromo de Santa Rosa do Purus, destacando os riscos enfrentados pelos moradores dos municípios isolados que dependem do aeródromo para transporte aéreo. “Recentemente, tivemos ali problemas, outros acidentes onde tivemos, nesta última semana, mais uma vítima,” relatou. Ele solicitou ao Deracre uma intervenção imediata para recuperar a pista de pousos e decolagens. “Fica aqui o requerimento para que seja feita, de maneira urgente, uma intervenção no local, recuperando a pista de pousos e decolagem do município.”

Calegário finalizou agradecendo a todos os envolvidos na elaboração do projeto de lei sobre pipas e reiterou a importância das medidas propostas para a segurança e bem-estar da comunidade. “Quero agradecer ao Ministério Público, ao Comando Geral da Polícia Militar, ao Detran, Procon, à Seinfra, porque foram todos os atores que participaram ativamente, para que a gente pudesse estar propondo hoje um projeto de lei que resguarde os ciclistas, os pedestres, os motoqueiros da nossa cidade e sem deixar de levar em consideração a soltura de pipa,” concluiu.

banner mk xl