..::data e hora::.. 00:00:00

Política


banner 1200x250 03


Estado lança Novo Portal da Transparência para garantir legalidade nas contas do governo

Estado lança Novo Portal da Transparência para garantir legalidade nas contas do governo

O governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Estado de Administração (Sead), realizou na manhã desta quinta-feira, 8, o lançamento do Novo Portal da Transparência, adequado ao padrão estabelecido pela Controladoria-Geral da União.

O objetivo da nova plataforma é adequá-la ao padrão do governo federal, e oferecer ferramentas de acompanhamento do orçamento e dos gastos do Estado ao cidadão.

portal 002Governador frisou a necessidade e importância do portal. Foto: Neto Lucena/Secom

“A transparência na gestão dos recursos públicos é fundamental para garantir a confiança da população e demonstrar o compromisso do governo com a integridade e a responsabilidade na aplicação desses recursos”, observou o governador Gladson Cameli, na solenidade de lançamento da plataforma.

O chefe do Executivo frisou que a disponibilização das informações claras e detalhadas sobre os gastos públicos reforça a credibilidade no governo.

portal 003Mayara Lima parabenizou os servidores do Estado que se empenharam ao longo de nove meses para construir o novo portal. Foto: Neto Lucena/Secom

A controladora-geral do Estado, Mayara Lima, explicou como o portal torna as contas do governo mais transparentes.

“O novo portal de transparência é uma ferramenta muito importante para a população e para os órgãos de controle externo. A inclusão de novas ferramentas e módulos, como informações sobre fornecedores, gastos específicos com as secretarias e repasses para os municípios, certamente oferece mais detalhes e clareza sobre como o erário público é gerido”, frisou.

O novo Portal da Transparência do Estado do Acre foi totalmente adequado e modernizado, garantindo uma estrutura clara e limpa, com todas as ferramentas de acessibilidade a pessoas com deficiência, conforme é estabelecido em lei.

“Esse trabalho foi desempenhado ao longo de nove meses e é fruto de parceria entre CGE e Sead e várias secretarias e autarquias do Estado. O novo portal visa proporcionar uma visão moderna e em tempo real das finanças públicas”, afirmou o secretário de Administração, Paulo Correia.

portal 004Servidores, secretários e presidentes de autarquias do Estado participaram do evento. Foto: Neto Lucena/Secom

Cícero Dias, diretor de Transparência e Integridade da CGE, explicou o que muda com a nova plataforma.

“É muito positivo ver o lançamento desse novo portal como um passo significativo em direção a uma gestão mais transparente e responsável. A transparência é um pilar fundamental da democracia, e o acesso à informação é um direito essencial dos cidadãos, e já está em funcionamento”, explicou.

banner mk xl