..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Em visita ao Acre, ministra Cristiane Britto conhece programas de assistência social do Estado

Em visita ao Acre, ministra Cristiane Britto conhece programas de assistência social do Estado

Em agenda no Acre, a ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, visitou a sede da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), nesta segunda-feira, 20, para conhecer o trabalho que o Estado desempenha na rede de proteção e assistência às crianças e adolescentes.

Na ocasião, Cristiane conheceu os projetos de assistência social da DPE, a Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos (Rhuamm), que tem como objetivo promover a conscientização dos direitos da criança e o agir preventivo, além de proporcionar orientação e capacitação sobre a violência praticada contra crianças em Rio Branco, com o objetivo de expandir a iniciativa futuramente para outros municípios.

visita ministra 002 web“Estamos enfrentando o desafio da subnotificação do período da pandemia, com as crianças em casa, se dificultavam as denúncias, mas com o retorno à escola vamos voltar a combater os maus tratos infantis”, disse a ministra, Cristiane Britto. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Nossa prioridade no ministério é fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes no Brasil. Em todo o país estamos equipando as unidades de assistência com os aparatos para execução desse serviço tão importante que é a assistência social”, destacou a ministra.

Outro importante projeto que teve reconhecimento da ministra foi o Projeto Defensores do Futuro, também da DPE, que busca promover cidadania e direitos ao cidadão, como também realizar levantamento de necessidades e atuar na prevenção e tratamento de transtornos psíquicos, além de realizar encaminhamento e acompanhamento psicológico, voltado para alunos do ensino fundamental e médio na regional da Baixada do Sol, em Rio Branco.

A ministra falou ainda sobre um aplicativo em desenvolvimento para celulares, que possibilita que as próprias vítimas, crianças e adolescentes, possam fazer a denúncia dos agressores, visto que o modelo atual de ocorrências depende de outro adulto que identifica os sinais de agressão a essas vítimas.

visita ministra 003 webA governadora em exercício, Waldirene Cordeiro, representou o Poder Executivo durante a agenda da ministra no Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

A governadora em exercício, Waldirene Cordeiro, destacou o trabalho conjunto entre a defensoria, o Estado e as organizações parceiras, que realizam um importante trabalho de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade.

“A vinda da ministra justifica nosso trabalho enquanto Estado, representado pelo Poder Executivo e organizações parceiras, como o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), e o Ministério Público (MP). Todos trabalhamos em conjunto para enfrentar a violência contra mulher, e contra a criança e o adolescente. A visita da ministra nos motiva ainda mais na realização desse trabalho, em dar o apoio a essas pessoas em situação de fragilidade”, afirmou a governadora.

O deputado federal, Alan Rick, na ocasião reafirmou o compromisso com os acreanos, e afirmou que vai buscar ainda mais recursos para instituições que prestam esse serviço tão importante ao Acre.

visita ministra 004 web“Por meio de emendas parlamentares estamos apoiando o Projeto Sonho de Menina, que são mulheres que participam de uma formação continuada, com custeio do Estado, para se qualificarem no mercado de trabalho”, contou o deputado federal Alan Rick, que destina diversos recursos para a assistência social no estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Um dos primeiros projetos que apoiei como parlamentar foi implantar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no Acre. É um projeto da Polícia Militar que começou no Rio de Janeiro, e faz o enfrentamento às drogas nas escolas. Baseado nisso, um projeto de lei de minha autoria está aguardando aprovação na comissão de educação”, destacou o deputado.

O projeto de lei em questão visa criar um plano de educação nacional de combate à violência e uso de drogas nas escolas.

“Apoiei o Proerd no Acre com emendas parlamentares, ajudamos o TJAC com a Casa de Justiça e Cidadania, que realiza o trabalho de assistência social dentro da Cidade do Povo”, continuou Alan Rick.

“Tenho certeza que o Poder Executivo vai apoiar os projetos propostos pelo governo federal que defendem as crianças vulnerabilizadas. Estamos trabalhando com muito afinco com as instituições parceiras para que possamos apoiar e proteger as mulheres e crianças acreanas”, concluiu a governadora em exercício.

Estiveram presentes também a juíza auxiliar do Tribunal de Justiça, Andréia Brito e o coordenador do núcleo da cidadania da DPE, Celso Araújo.

O que disseram as autoridades

“Nosso objetivo com os projetos é combater a criminalidade. Tivemos vários depoimentos de pais e mães que viram a mudança nas suas crianças após participarem das nossas ações.”

Simone Santiago, defensora pública geral do estado do acre

“Celebramos a iniciativa da defensoria e dos parceiros, pois o público é o que mais sofre violências no nosso país. Criamos o plano nacional de combate à violência, que é orientado, isto é, serve para que estados e municípios possam criar o plano de enfrentamento da violência contra a criança, seja ela violência física ou psicológica.”

Maurício Cunha, secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

“Agradecemos a vinda da ministra ao nosso estado para conhecer os projetos de combate à violência contra crianças e adolescentes que desenvolvemos. O governo federal é um grande parceiro no fomento dessas políticas públicas que visam auxiliar os cidadãos acreanos em situação de vulnerabilidade.”

Ana Paula Lima, secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM)

banner mk xl