..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Edvaldo Magalhães destaca conflitos em reocupação de antigas áreas de seringais na região Tarauacá/Envira

Edvaldo Magalhães destaca conflitos em reocupação de antigas áreas de seringais na região Tarauacá/Envira

Durante a sessão desta quarta-feira (20) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) chamou a atenção para um problema que afeta os moradores tradicionais das antigas áreas de seringais na região Tarauacá/Envira. O parlamentar destacou os crescentes conflitos decorrentes dos métodos de reocupação dessas terras.

O deputado enfatizou que muitos moradores, há décadas estabelecidos nessas terras, enfrentam agora a pressão de empresas que negociam projetos de crédito de carbono com os antigos proprietários dos seringais. Esses projetos, segundo Magalhães, prometem dinheiro fácil e ilusório, abrindo uma nova frente de conflitos pela posse da terra.

“É impossível certificar um projeto de crédito de carbono sem a resolução fundiária, a regularização dos moradores”, ressaltou o deputado. Ele alertou para o uso de contratos de comodato, que considerou uma usurpação dos direitos dos moradores, previstos na legislação brasileira há décadas, como o usucapião.

A situação na região de Tarauacá, onde residem mais de 150 famílias de posseiros, é especialmente crítica, com múltiplos conflitos em andamento. Magalhães destacou a importância de uma agenda em abril, na qual representantes dessas famílias se encontrarão com representantes do Ministério Público do Acre (MPAC) para discutir soluções para os impasses enfrentados.

banner mk xl