..::data e hora::.. 00:00:00

Política


banner 1200x250 03


Deputado Sargento Cadmiel propõe audiência pública para debater falta de farmacêuticos no Acre

Deputado Sargento Cadmiel propõe audiência pública para debater falta de farmacêuticos no Acre

Em seu pronunciamento na sessão desta terça-feira, 12, o deputado Sargento Cadmiel Bomfim (PSDB) disse que os proprietários de farmácias do Acre gostariam de cumprir a lei e manter um farmacêutico em período integral em seus estabelecimentos, mas não existe profissional suficiente para atender a demanda no Estado. De acordo com ele, este problema foi-lhe informado em uma reunião segunda-feira, 11, com representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Acre (Sincofac).

Sargento Cadmiel explicou que a preocupação do Sincofac é decorrente de um pronunciamento feito anteriormente pelo deputado Daniel Zen (PT). “Não existem profissionais disponíveis no Acre, principalmente nos municípios isolados e até mesmo aqui ao lado em Porto Acre e outros municípios”, esclareceu Bomfim. Por isso, o parlamentar sugere a realização de uma audiência pública para debater uma alternativa entre os sindicatos das farmácias e dos farmacêuticos, o Conselho Regional de Farmácia e o Governo.

Segundo o Sincofac expôs na reunião com Sargento Cadmiel, se houvesse uma fiscalização rigorosa e abrangente, muitas farmácias teriam que fechar as portas, até mesmo as farmácias dos hospitais e unidades de saúde públicas. “O Hospital de Jordão, por exemplo, não tem um farmacêutico. A preocupação não é ter um farmacêutico, é a falta dele para contratação. São quase 50 donos de farmácia querendo cumprir a lei que nem o Governo cumpre” , finalizou o parlamentar.

banner mk xl