..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Deputada Antônia Sales apresenta PL que institui Campanha de Valorização da Vida

A deputada Antônia Sales (MDB) apresentou um projeto de lei durante sessão desta quarta-feira (15), que institui a Campanha de Valorização da Vida, Denominada Setembro Amarelo, o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio e a Caminhada Anual Pela Vida, no Estado.

A campanha tem como finalidade promover palestras e seminários para orientar e alertar a população sobre como reconhecer possíveis suicidas, bem como palestras direcionadas aos profissionais de saúde para qualificá-los na identificação de pacientes que se enquadrem nesse perfil. Também ampliar a divulgação sobre o tema e implantar canais de atendimento pessoal aos indivíduos em risco.

De acordo com o artigo 3° da Lei, “A campanha Setembro Amarelo terá como símbolo um laço de fita na cor amarela, devendo as instituições públicas, em todas as esferas, bem como, por livre adesão, as da iniciativa privada, participarem da divulgação da campanha mediante a utilização de iluminação e decoração, na mesma cor amarela, em suas sedes, monumentos, logradouros públicos, em especial os de relevante importância e de grande fluxo de pessoas, durante o mês de setembro”.

O maior número de óbitos por suicídio se concentrou no ano de 2020, coincidindo com o cenário da pandemia de Covid-19. Os municípios com maior porcentagem de óbitos foram Rio Branco com 45,6% do total, Cruzeiro do Sul com 10,6% e Tarauacá com 8,8% (Fonte: Sistema de Informação de Mortalidade, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde). Em relação ao sexo, 72,9% dos óbitos foram do sexo masculino e 22% do sexo feminino. Em relação à idade, a faixa etária com o maior número de óbitos foi a de 25 a 34 anos com 31,5%, seguida pela faixa de 15 a 24 anos com 28,5%.

banner mk xl