..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Com baixa representatividade de mulheres na política do AC, projeto leva capacitação para eleições deste ano

Qualificação faz parte do projeto Todaz e conta com estrategistas, publicitários e especialistas em comunicação política que atuaram em campanhas presidenciais em vários países

Maioria entre os eleitores acreanos, as mulheres não têm a mesma representação dentro dos poderes Executivo e Legislativo do estado, o que não é diferente do cenário nacional. E na tentativa de corrigir essa estatística, foi criado o projeto Todaz Na Política para capacitar esse público visando as eleições deste ano e 2024, que vai selecionar em processo seletivo, uma mulher do Acre para fazer parte da iniciativa que é suprapartidária e voluntária.

Nas eleições de 2020, dos 22 municípios do Acre, apenas três cidades elegeram mulheres para comandar as prefeituras (Senador Guiomard, Brasileia e Tarauacá). O número representa 14% do total das cidades.

Por isso, o objetivo do Todaz é voltar a capacitação em especial para mulheres periféricas, negras, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+, por meio de cursos, e reverter este quadro com ampliação das mulheres nos cargos eletivos do estado.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até esta quinta-feira (20), por meio do site. A selecionada do Acre vai passar por uma formação e mentoria com especialistas sobre comunicação política.

A presidente do Todaz, Tamires Fakin, que é especialista em Gestão de Políticas Públicas, pontua que muitas mulheres não conseguem se eleger por não terem as mesmas ferramentas, conhecimento e oportunidade que o homens. Ressalta também que os homens são maioria na presidência e gestão de partidos e destinam as maiores fatias de recursos para candidaturas masculinas.

“Todas as mulheres que atendem aos requisitos legais e eleitorais para concorrerem as eleições deste ano, seja para o legislativo ou executivo podem participar do processo seletivo do Todaz. Nosso objetivo, enquanto projeto, é tornar a corrida eleitoral mais competitiva para as mulheres tornando-as vitoriosas neste pleito”, disse.

O Todaz quer democratizar o acesso dessas candidatas ao marketing político para que se tornem mais competitivas através da democratização do conhecimento e por isso, oferta um curso gratuito focado na comunicação de campanhas políticas e governo, dentro de quatro eixos que são baseados na metodologia de criação de uma comunicação estratégica eficiente: planejamento, estratégia, criação e produção e imprensa.

Ao todo, serão mais de 30 aulas, no período de janeiro deste ano até abril com oferta de mentorias e atividades práticas.

Cenário de representatividade no AC por mulheres

Além das três mulheres prefeitas no Acre, no pleito de 2020 foram eleitas um total de 45 mulheres que representam as câmaras municipais. O número é 60,7% maior que o das Eleições 2016, em que 28 mulheres ocuparam vagas no cargo de vereador em 17 cidades.

A capital acreana conta apenas duas mulheres vereadoras, quatro a menos do que 2016, quando seis foram eleitas. Os municípios de Acrelândia, Cruzeiro do Sul e Manoel Urbano não elegeram nenhuma mulher ao cargo de vereadora.

No cenário estadual, de um total de 24 deputados estaduais, apenas três são mulheres o que corresponde a 12,5% das cadeiras ocupadas.

Na representatividade federal, o estado acreano conta com 50% das vagas na câmara federal ocupadas por mulheres com quatro deputadas federais. De três senadores do estado, uma é mulher.

banner mk xl