..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Com apoio de Vanda Milani, foi aprovado projeto que permite oferta domiciliar da educação básica

Com apoio de Vanda Milani, foi aprovado projeto que permite oferta domiciliar da educação básica

A deputada Vanda Milani(PROS) votou SIM, nesta quarta-feira(18), ao projeto de lei (PL) n° 3179/12 que regulamenta a oferta  domiciliar  da educação básica -conhecida como “homeschooling”. O projeto possibilita aos sistemas de ensino admitir a educação básica domiciliar (ensino em casa) sob a responsabilidade dos pais e tutores responsáveis pelos estudantes, observadas a supervisão periódica pelos órgãos oficiais. “É a vitória da liberdade no modelo de ensino”, disse a deputada.

Para a  parlamentar , o projeto aprovado reconhece o direito de opção das famílias com relação ao exercício da responsabilidade educacional de seus filhos. A deputada lembrou que o ensino domiciliar torna possível um ensino personalizado de acordo com as necessidades e possibilidades de cada aluno,  ” além de fazer a integração entre conhecimento de áreas diversas e garantir um maior tempo de convivência com os filhos”, enfatizou.

Acompanhamento

Vanda Milani ressalvou que o projeto estabelece  a obrigatoriedade de matrícula do aluno nas escolas credenciadas , “e acompanhamento do desenvolvimento do aluno por professor da instituição que estiver matriculado, inclusive  mediante a encontros semestrais com os pais e responsáveis”. Para a deputada, o projeto vem  garantir o acesso, a cada criança e jovem ,à formação domiciliar indispensável para sua vida e para a cidadania.

Vanda Milani ainda salientou que o ensino domiciliar assegura flexibilidade, ensino personalizado, escolha do melhor método pelos pais ou responsáveis, “além de valorizar as habilidades específicas da criança, dinamizando  o aprendizado  e  garantindo a inclusão de valores e princípios morais familiares sólidos   que vão acompanhar o estudante para o resto da vida”. O projeto segue agora para o Senado.

banner mk xl