..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Câmara de Rio Branco realiza homenagem em memória do médico Efrain Mendivil

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou nesta quarta-feira, 10, Ato Solene em memória do médico Efrain Enrique Mendoza Mendivil,

dermatologista colombiano, naturalizado brasileiro, que construiu sua trajetória no Acre ao longo dos últimos anos.

A homenagem foi realizada atendendo a requerimento do vereador Jakson Ramos (PT) e destacou a contribuição de Efrain à saúde no Estado. Na ocasião, foram entregues à família Moções de Aplauso e Pesar pela morte de Mendivil, ocorrida no último dia 26, e também entregue cópia do Título de Cidadão Riobranquense oferecido ao médico pela Câmara no ano de 1988, como forma de reafirmar o agradecimento pelo grande papel prestado pelo médico à capital acreana.

Para o vereador Jakson Ramos, é uma honra poder homenagear o médico, um dos pioneiros no atendimento às pessoas com hanseníase.

“O doutor Efrain foi um dos primeiros profissionais a abraçarem a causa da hanseníase como profissional de saúde prestando seus serviços, se dedicando diariamente ao atendimento dos nossos irmãos portadores de hanseníase, então é uma honra poder prestar essa homenagem ao doutor Efrain que faleceu aos 90 anos de idade, há duas semanas. Então para nós é uma grande honra estar repassando, além da Moção de Pesar, uma cópia do Título de Cidadão Riobranquense que ele recebeu em 1988 e também a Moção de Aplauso pelo grandioso realizado por ele”, pontuou o vereador.

Representando a família, o promotor de justiça do Ministério Público do Acre e filho do médico, Efrain Enrique Mendoza Mendivil Filho, destacou as particularidades que fizeram de seu pai querido por onde passou.

“Do juramento de Hipócrates, que é o juramento solene efetuado pelos médicos, posso destacar os que verdadeiramente foram seguidos por meu pai: a integridade à vida, principalmente a honestidade, a assistência aos doentes e o desprezo pela sua própria pessoa, momento em que não mediu esforços no atendimento aos mais necessitados”, destacou Efrain Filho.

TRAJETÓRIA

O médico Efrain Enrique Mendoza Mendivil nasceu em Santa Marta, Colômbia, mas foi posteriormente naturalizado brasileiro. Chegou ao Acre no início da década de 60 onde atuou em vários municípios.

Residiu em Xapuri, contribuindo com outros profissionais para a inauguração do hospital Epaminondas Jácome. Já em Rio Branco na década de 70, morou no bairro Seis de Agosto trabalhando, além da colônia Souza Araújo, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Assembleia Legislativa, Pronto Socorro, entre outros.

Ao longo de sua carreira, se tornou conhecido como um médico que nunca recusou atendimento aos mais pobres. Doutor Efrain Mendivil faleceu no último dia 26 de junho, deixando um legado de amor ao próximo e solidariedade, além de sete filhos.

banner mk xl