..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Após Josa da Farmácia ser cassado, TRE faz recontagem de votos e André da Droga Vale assume vaga na Aleac

Retotalização de votos das eleições 2018 para deputado estadual foi feita pelo TRE-AC e ocorreu na tarde desta quinta-feira (8). Novo integrante da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) é André da Droga Vale (PRB). Josa da Farmácia foi cassado por unanimidade e TSE negou apelação feita pelo deputado

O Tribunal Eleitoral do Acre fez, nesta quinta-feira (8), a retotalização dos votos da Eleição 2018 para escolher o deputado estadual que vai ocupar a vaga deixada na Assembleia Legistiva do Acre (Aleac) por Josa da Farmácia (Podemos), cassado por compra de votos em 2019. A corte do TRE-AC, após a recontagem de votos, chegou ao nome de André da Droga Vale (PRB) para assumir o cargo.

A retotalização dos votos ocorreu em sessão on-line presidida pela desembargadora e presidente do TRE-AC, Denise Bonfim, com a presença do desembargador Luís Camolez, os juízes eleitorais Marcelo Carvalho, Mirla Regina, Hilário Júnior, Geraldo Fonseca e o procurador regional Eleitoral, Fernando Piazenski.

Antônio Josenildo Inácio da Silva, mais conhecido como Josa da Farmácia, foi acusado de abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de outubro de 2018. Em maio do ano seguinte, o deputado teve o diploma cassado pela corte do TRE-AC. Após isso, a Justiça Eleitoral decidiu que André da Droga Vale (PRB) vai ocupar a vaga deixada na Aleac.

Em outubro de 2020, o ministro relator Edson Fachin negou recurso e manteve a decisão de cassação do mandado do ex-deputado. Na época, os ministros determinaram o imediato cumprimento do acordão da decisão tomada TRE-AC.

O G1 tentou contato com o ex-deputado Josa da Farmácia, mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria.

Deputado eleito

O deputado André Roberto Rogério Vale dos Santos, conhecido como Andre da Droga Vale, deve ser empossado na Aleac na próxima semana. Ele recebeu 5.827 votos nas eleições de 2018. Após a retotalização, o deputado eleito agradeceu por voltar à Casa Legislativa para representar a população.

“Sabemos que hoje estamos vivenciando um período muito conturbado por conta da pandemia, mas vamos honrar não só os votos concedidos, mas toda a população do Acre defendendo projetos que venham, cada vez mais, ajudar nossa população, sendo um autêntico representante do povo acreano. Fico muito agradecido, quero agradecer todos os membros da corte”, discursou.

banner mk xl