..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Alan Rick apresenta projeto do “Parque da Cidade” ao Exército, em Brasília

Alan Rick apresenta projeto do “Parque da Cidade” ao Exército, em Brasília

Um projeto inovador para criar um parque urbano no coração de Rio Branco e solucionar o problema de trânsito e mobilidade em duas das vias mais movimentadas da capital: esse é objetivo do Parque da Cidade. 

O aproveitamento da área do 7º BEC - Batalhão de Engenharia e Construção prevê a criação de um novo espaço de lazer, esporte, cultura, gastronomia e entretenimento e o alargamento da Avenida Nações Unidas, da Rua Isaura Parente ou de ambas. Para ser construído o projeto precisa do aval do Ministério da Defesa e do Exército Brasileiro. 

Em busca disso, o deputado federal Alan Rick (União Brasil), acompanhado do chefe da Representação do Governo do Acre em Brasília, Ricardo França, e do Secretário de Estado de Infraestrutura, Cirleudo Alencar, apresentou  o projeto do “Parque da Cidade” ao Departamento de Engenharia do comando do Exército, em Brasília. 

A comitiva acreana, liderada pelo deputado, foi recebida nesta quinta-feira, 05 de maio, pelo vice-chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Divisão Paulo Roberto Viana Rabelo, pelo diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente, General de Brigada Jorge Luiz do Ó de Almeida, e pelo assessor especial da Diretoria de Obras Militares, Coronel Antônio Carlos Pavão Madureira. O encontro ocorreu no comando do Exército, na capital federal.

alan 001 web

A proposta inicial para a cessão da atual área do 7° BEC é que o governo do Estado doe um outro terreno ao Exército. 

“A área do Exército é fundamental no projeto para dar vazão ao tráfego modal da cidade de Rio Branco, como também preservarmos um espaço verde, valorizado culturalmente, respeitado pela sociedade porque o exército está presente. Isso possibilitará a duplicação das vias, a implementação de pistas transversais que ligarão as duas, e a construção desse parque totalmente arborizado, preservando a beleza que já é do local” - disse o secretário de Infraestrutura, Cirleudo Alencar.

O deputado federal Alan Rick acredita que o alargamento das vias é importante para dar mais fluidez ao trânsito da capital e para tanto a área do 7° BEC, que fica entre as duas vias, precisa ser usada. “Apresentamos a situação do trânsito de Rio Branco e o adensamento populacional nessa área ao redor do 7° BEC. Nesse contexto, a ideia de reformular a Vila Militar e o Hotel de Trânsito, que estão dentro da área do 7° BEC, deixou os militares bastante satisfeitos, porque será uma das áreas mais bonitas da Capital,” - explicou.

Segundo o parlamentar, o Exército pediu mais informações sobre as áreas apresentadas pelo Governo do Acre. Inclusive, informações topográficas das áreas, para já iniciar os estudos dessa possível permuta.

“Isso ocorre em vários estados. O exército se instala, a cidade cresce e vai sitiando. A gente vai ficando com a área bastante adensada, como o deputado, comentou.

As áreas que o governo está oferecendo para a realocação do quartel são áreas interessantes. Precisamos estudar, discutir o assunto, os detalhes com as equipes técnicas e aí voltamos a conversar” - disse o general de Viana.

Alan Rick saiu da reunião animado. “Saio extremamente satisfeito da reunião, esperançoso e ciente de que o Exército dará andamento ao nosso pleito, uma vez que os generais compreenderam a necessidade de fazermos essa intervenção no Centro de Rio Branco e nessas vias tão importantes.” - concluiu.

banner mk xl