..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Acre lança plano para traçar metas de desenvolvimento do estado nos próximos 10 anos

Acre lança plano para traçar metas de desenvolvimento do estado nos próximos 10 anos

Para promover desenvolvimento socioeconômico e garantir um legado significativo, o governo do Estado lançou na manhã desta terça-feira, 25, o Plano Acre 10 Anos. O lançamento oficial foi realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, em Rio Branco.

O projeto é uma ação coletiva da sociedade acreana. Elaborado em parceria com a Fundação Dom Cabral, contou um investimento de R$ 3 milhões em sua elaboração e vai nortear investimentos de políticas públicas.

“Esse é um projeto que vai melhorar a vida do povo, gerar emprego, renda, oportunidades; isso vai diminuir a criminalidade. Na área do meio ambiente vamos proteger a floresta e combater o desmatamento e queimadas. Estamos hoje lançando as bases do Acre do futuro”, frisou o governador Gladson Cameli.

plano metas 002 webO secretário de planejamento, Ricardo Brandão, destacou que o plano vai ser fundamental para definir os avanços do Estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

De acordo com o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, o projeto foi iniciado no fim da gestão anterior. “O plano será colaborativo, vamos ter a inclusão da sociedade civil em diversas ações”, disse.

O gestor salientou também que o estado tem uma condição favorável para crescer, destacando que o planejamento entre município e governo é fundamental para alcançar os objetivos do plano.

O documento prevê também o aprimoramento das ações nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, segurança e melhora da qualidade na oferta de serviços públicos.

plano metas 003 webTodas as secretarias, autarquias e entidades do Estado vão participar da execução do plano. Foto: Diego Gurgel/Secom

O evento contou com a presença da vice-governadora, Mailza, de secretários, presidentes de autarquias, representantes de tribunais, do Ministério Público, da Defensoria Pública, universidades, bancos públicos, parlamentares e prefeitos.

O plano vai ter início em maio, e obterá suporte do recém-elaborado Plano Estratégico do Governo, que serve como norteador na execução de políticas públicas dentro dos próximos quatro anos.

O que disseram

“O objetivo do governo é deixar um Acre melhor para as próximas gerações. Todos os secretários, presidentes de autarquias, funcionários públicos e sociedade civil vão participar desse processo”

Mailza, vice-governadora do Acre

“Consequências ambientais como as que tivemos recentemente devem ser pensadas para que não ocorram no futuro. A participação de todas as instituições acreanas é importante na execução do plano.”

Danilo Lovisaro, procurador-geral do Ministério Público do Acre

“O plano é fundamental, pois precisamos saber quais rumos vamos tomar no estado.”

Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco e presidente da Associação de Municípios do Acre

banner mk xl