..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Saúde do Acre lança campanha para aumentar estoque do Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora

Saúde do Acre lança campanha para aumentar estoque do Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora

A amamentação é essencial para os recém-nascidos, especialmente para aqueles que não podem ser amamentados pela própria mãe. Reconhecendo essa importância, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), lança nesta sexta-feira, 10, a campanha “Doe Leite Materno – Vida em Cada Gota Recebida”, em parceria com o Ministério da Saúde.

O objetivo é ampliar o estoque de leite materno na Maternidade Bárbara Heliodora, garantindo o acesso ao alimento para os bebês internados, especialmente os prematuros ou de baixo peso.

No Brasil, cerca de 340 mil bebês prematuros ou de baixo peso nascem a cada ano, e a alimentação exclusiva com leite humano é crucial para sua recuperação e saúde. Além disso, a amamentação é reconhecida como a forma mais econômica e eficaz de reduzir a morbimortalidade infantil, contribuindo para a prevenção de diversas doenças.

leite 002A alimentação exclusiva com leite humano é crucial para a recuperação e saúde do bebê prematuro. Foto: Luan Martins/Sesacre

Inaugurado em dezembro de 2001, na Maternidade Bárbara Heliodora, o Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano do Acre conta, atualmente, com sete mamães doadoras externas e doze mães internas (que ainda estão hospitalizadas).

Para garantir a qualidade do leite materno doado, a maternidade realiza um cuidadoso processo de pasteurização. Após a coleta, o leite é analisado quanto à presença de sujidades e sua acidez. Aprovado nessas etapas, passa pela pasteurização a 62,5°C durante 30 minutos, seguida de resfriamento. Após exame microbiológico, o leite é congelado e armazenado até sua utilização.

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, destaca a importância da doação de leite materno para salvar vidas: “Esta campanha é fundamental para garantir que os recém-nascidos tenham acesso ao alimento essencial para sua saúde e desenvolvimento. Um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos”.

Ingrid Taveira, coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, enfatiza o papel da comunidade na doação de leite materno: “As mães que se prontificam a doar fazem toda a diferença para o nosso estoque. Estamos aqui para orientar, agendar visitas e garantir que o processo de doação seja seguro e eficiente”.

leite 003Ingrid Taveira, coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, enfatiza o papel da comunidade na doação de leite materno. Foto: Luan Martins/Sesacre

A doação de leite materno é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas de bebês com baixo peso, com menos de 2,5 kg. As mães interessadas em doar podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, para mais informações e orientações sobre o processo de doação.

Como doar leite materno?

Qualquer mulher que esteja amamentando pode se tornar uma doadora, desde que esteja saudável e não tome nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Quanto mais leite é retirado da mama, seja para o seu bebê ou para doação, mais leite será produzido. Para doar e ter mais informações, basta entrar em contato no telefone 68 99281-6564 (para ligação convencional).

banner mk xl