..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Nove meses após entrega, tomógrafo instalado no Hospital do Juruá começa funcionar

Equipamento começou a ser usado no último sábado (20) em pacientes que estão internados no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Expectativa é liberar atendimento para a população em geral ainda esta semana

O novo tomógrafo do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, entregue no mês de fevereiro deste ano, começou a funcionar parcialmente. O aparelho está sendo utilizado nos atendimentos a pacientes que estão internados na unidade de saúde desde o último sábado (20).

A expectativa é que o aparelho passe a atender a população em geral ainda esta semana.

O tomógrafo foi entregue na unidade de saúde para reforçar o atendimento à população. É que o hospital atuava, há quase 15 anos, com apenas um único aparelho. Um mês após a entrega, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que era feita a adaptação da sala para que o aparelho começasse a funcionar.

O novo equipamento precisava ser instalado em uma laje com base de espessura de 18 centímetros, mas a espessura da antiga base era de apenas 12 centímetros. Depois de quatro meses da entrega, o tomógrafo seguia parado na sala sem instalação.

Na época, a coordenação regional de Saúde do município falou que as equipes tiveram problemas para instalar o equipamento na sala onde funciona o antigo equipamento. Em nota, a Sesacre chegou a informar que o atraso na instalação ocorreu devido à necessidade de construir uma outra sala para colocar o equipamento.

Porém, a maioria dos materiais utilizados na obra foram comprados em outros estados e sob encomenda e medidas específicas.

‘Comemoração’

A demora na instalação do aparelho foi o motivo para um grupo de humoristas de Cruzeiro do Sul cobrar do poder púbico a instalação do equipamento. Os humoristas levaram bolo, balão, confetes, chapéu de aniversário e cantaram parabéns pela não instalação do equipamento.

A ‘celebração’ foi feita no dia 10 de setembro em frente à unidade de saúde e o vídeo gravado no local viralizou nas redes sociais. A gravação foi vista por mais de mais de 40 mil pessoas em apenas um perfil do grupo ‘Negoveio’.

Image
Image

banner mk xl

logo news2