..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

No Juruá, Sesacre intensifica ações de educação em saúde e assessoria técnica

Com o objetivo de fortalecer as ações em educação em saúde, assessoria técnica e articulações junto aos municípios, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), desenvolveu nesta última semana, na região do Juruá, uma série de atividades.

A maioria das ações se concentrou em Cruzeiro do Sul, tendo em vista que a cidade é a referência para os municípios que compõem a regional e, ainda, aos estados e países vizinhos. As demais atividades ocorreram em Marechal Thaumaturgo.

Núcleo de Doenças Crônicas e Transmissíveis

O Núcleo de Doenças Crônicas e Transmissível realizou assessoria a descentralização do diagnóstico e tratamento da hanseníase, bem como ações integradas de monitoramento, assessoramento e treinamento em  serviço nas ações do programa de controle da tuberculose e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) para hanseníase e tabagismo.

Departamento de Assistência Farmacêutica

O Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica (DAF) realizou monitoramento dos serviços farmacêuticos na regional do Juruá, tanto na Farmácia Central da gestão municipal, como nas unidades hospitalares de média complexidade.

A Farmácia Central do município de Cruzeiro do Sul encontra-se bem estruturada, com suporte de profissional farmacêutico, documentação perante os órgãos de controle regular e dispensação de medicamentos com registro no Horus, que é o sistema habilitado pelo Ministério da Saúde.

Na Oportunidade, o DAF apresentou à gestão municipal alguns programas ministeriais como o da Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar), bem como algumas políticas públicas de alternativas terapêuticas, a exemplo da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

“Ainda em visita às unidades hospitalares, promovemos, junto a gerência farmacêutica e gerência clínica, a atualização e revisão do elenco de medicamentos de média complexidade, atendendo então às necessidades dessas unidades situadas no município de Cruzeiro do Sul, frente a população da regional do Juruá”, relatou a chefe do DAF, Thisiane Oliveira.

Ações integradas entre núcleos

O Núcleo de Educação e Saúde, Núcleo de Saúde do Adolescente, Núcleo do Programa de Saúde na Escola e Núcleo de Saúde das Populações Prioritárias desenvolveu, tanto em Cruzeiro do Sul, quanto em Marechal Thaumaturgo, oficinas de alimentação saudável na escola com o recorte para a Saúde Indígena, o monitoramento das ações de Educação em Saúde contempladas no plano de ação das doenças diarreicas, apresentação da Política de Atenção integral à Saúde do Adolescente e Gravidez na adolescência.

Ainda, realizaram uma reunião com a gestão para articulações junto a Saúde Indígena, Educação em Saúde, Programa Saúde na Escola e Saúde do Adolescente, e se reuniram com a coordenação do Polo Base de Saúde Indígena do Distrito de Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Juruá (Dsei-ARJ).

Ainda, foram pactuadas ações e alinhamento de demandas junto à Saúde Indígena do Município, Estado e União, e visita a comunidade Apolima Arara para escuta qualificada com as lideranças.

Image
Image

banner mk xl

logo news2