..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Mais de 760 mulheres que entraram com pedido de laqueadura são convocadas pela Saúde do Acre

Mais de 760 mulheres que entraram com pedido de laqueadura são convocadas pela Saúde do Acre

Pacientes deram entrada no processo entre 2018 e 2022, mas abandonaram o procedimento e precisam confirmar se ainda têm interesse

Cerca de 765 mulheres que deram entrada no processo de laqueadura, entre 2018 e 2022, devem comparecer ao Setor de Planejamento Familiar da Policlínica do Tucumã, em Rio Branco, para continuar com o processo. As equipes de saúde querem confirmar se essas mulheres ainda têm interesse na cirurgia.

O horário de atendimento na Policlínica do Tucumã é das 8h às 11h e das 14h às 16h de segunda a sexta-feira. A mulher precisa apresentar um documento com foto para pegar o processo e levar à Central de Agendamento de Cirurgias (CAC), que fica na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre).

As equipes da Fundhacre vão agendar o procedimento. A coordenadora do serviço na Policlínica Tucumã, Telma Castelan, explica que essas mulheres deram entrada no processo, mas, abandonaram o procedimento e as equipes não conseguem mais contato.

“Temos uma grande de instauração de processo. Essas pacientes comparecem, instaurem o processo e são todas orientadas que devem comparecer no período de 60 dias, que é estabelecido em lei, para continuar com o processo e dar entrada quando achar conveniente dentro da rotina dela. Tem até cinco anos para dar continuidade, mas tivemos um grande número de mulheres que não retornaram”, conta.

Ainda segundo a coordenadora, muitas dessas mulheres decidem, após entrarem com o pedido, a continuar formando família ou passam a usar outros métodos contraceptivos. “A laqueadura é Irreversível pelo SUS. Abandonaram o procedimento e precisamos saber o que fazer, se mandam para o arquivo morto ou não manda. Por isso, precisamos fazer essa busca ativa”, complementa.

banner mk xl