..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde


banner 1200x250 03


Mais de 3,5 mil pessoas foram vacinadas no ‘Dia D’ contra a gripe no Acre, diz PNI

Mais de 3,5 mil pessoas foram vacinadas no ‘Dia D’ contra a gripe no Acre, diz PNI

PNI no Acre esperava que cerca de mil pessoas fossem vacinadas no sábado (25). Em Rio Branco foram 304 pessoas imunizadas

Mais de 3,5 mil pessoas foram imunizadas no ‘Dia D’ de vacinação contra a Influenza, realizado nesse sábado (25), no Acre. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (27) ao g1 pela coordenação do Programa Nacional de Imunização no estado (PNI-AC).

O número de vacinados ultrapassou a expectativa do PNI. Segundo a coordenadora, Renata Quiles, eram esperados cerca de mil moradores nos postos de saúde no sábado.

Além da vacina contra a Influenza, foram aplicadas doses contra a Covid-19 e vacinas de rotina, em adultos e crianças.

Em Rio Branco, as equipes de saúde aplicaram 304 doses de vacina contra a gripe. Marechal Thaumaturgo, Feijó e Porto Walter foram as cidades com melhores resultados na ação, com 725, 506 e 462 doses de vacinas aplicadas, respectivamente.

A mobilização de vacinação não foi realizada nas cidades de Cruzeiro do Sul, Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano. Ainda segundo os dados, no Distrito Sanitário Especial (Dsei) do Alto Rio Juruá foram aplicadas 110 doses de vacina contra gripe.

“Esperávamos cerca de mil pessoas, porque mesmo com a mobilização, a procura pela vacina está muito fraca. Até porque já ocorreu uma campanha neste ano e a procura foi péssima, a pior cobertura da história da campanha em todo o país”, disse Renata.

Aberta para toda população

A vacinação contra a gripe está aberta para a população em geral no estado. A campanha começou no último dia 13 e segue até 15 de dezembro. Apenas dos grupos prioritários são mais de 300 mil pessoas que devem ser vacinadas contra gripe no Acre, segundo meta da Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre).

Este ano, o Ministério da Saúde (MS) mudou o calendário vacinal na região Norte para acompanhar o clima tropical e amazônico, que se diferencia de outras regiões do Brasil, podendo assim, reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes da gripe.

O Inverno Amazônico é conhecido como o período de maior circulação viral e de transmissão da gripe na região Norte.

“A Campanha de Vacinação contra Influenza na região Norte, vem acontecendo pela sensibilidade do Ministério da Saúde quanto ao ajuste de proteção no período de sazonalidade dos estados desta região. Quando a campanha acontecia em abril, já havia passado o nosso maior período de umidade e de infecção pelos vírus respiratórios. Com essa campanha que acontecerá sempre aos finais de ano, a população acreana estará devidamente imunizada e protegida quando a época de perigo se aproximar. Mas para que tudo isso aconteça de forma sincronizada: vacinação e proteção oportunas, a população precisa atender ao nosso chamado e buscar uma unidade de saúde para sua proteção e para sua família”, afirmou Renata.

Sintomas da doença

A gripe é uma infecção viral e também costuma atacar os pulmões, o nariz e a garganta. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Entre os grupos prioritários para vacinação estão:

  • Idosos com 60 anos e mais
  • trabalhadores da saúde
  • crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade
  • gestantes e puérperas
  • povos indígenas
  • professores
  • pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente
  • caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários
  • profissionais das forças de segurança e salvamento
  • profissionais das Forças Armadas
  • funcionários do sistema de privação de liberdade
  • população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

banner mk xl