..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Equipes da Saúde começam ação de testagem rápida de Covid e vacinação na OCA em Rio Branco

População será convidada a fazer exame para Covid-19 dentro da OCA entre quarta (5) e sexta (7), na capital acreana. Resultado sai em 15 minutos e haverá um médico no local para orientações

Equipes de saúde do Acre e de Rio Branco estão na Central de Serviços Públicos (OCA) fazendo testes rápidos para diagnosticar Covid-19 e também vacinando a população que está no centro. A estimativa é atender mil pessoas durante o dia. A ação se estende até sexta-feira (7) de 8h a meio-dia.

A testagem faz parte do Programa Diagnosticar para Cuidar do Ministério da Saúde e conta com equipes da Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre) e Municipal (Semsa). A ideia é não apenas identificar casos positivos assintomáticos, mas também elaborar um perfil epidemiológico do paciente e saber com quem a pessoa teve contato.

Isso ajudará o monitoramento dos casos pelo município. O morador irá fazer um teste rápido de antígeno, que detecta a proteína do novo coronavírus. O resultado sai em 15 minutos. Ao todo, 4 mil testes foram disponibilizados para os três dias de ação.

Gabriel Mesquita, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), explica que, caso a pessoa seja diagnosticada com Covid ela é atendida por um médico. As equipes montaram um posto médico também na OCA, que faz avaliação clínica do paciente e dá os encaminhamentos necessários.

“Se der positivo, aqui mesmo vai ter um médico que vai atender essa pessoa e dar todos os encaminhamentos necessários, seja receituário médico ou atestado médico. Hoje [quarta, 5] a gente trouxe mil testes, mas se necessário traremos mais porque a gente tem estoque disponível para quem procurar”, destaca.

A vacinação contra Covid é para qualquer pessoa maior de 12 anos e também para quem já pode tomar a dose de reforço. Há doses de Coronavac, Pfizer e Astrazeneca.

‘Agiliza bastante’

Para quem procurou atendimento na OCA e se deparou com as ações de saúde, a medida foi acertada. O músico Aurelino Parada, de 65 anos, disse que foi atendido rapidamente.

“Eu acho isso uma maravilha, porque a gente vai nos postos e não consegue fazer esse teste e aqui não, a gente chega e faz rapidinho. Eu tô preocupado, inclusive, acho que estou com Covid porque há duas semanas estou ruim mesmo. Agora é aguardar e, se der algo, ir ao médico. Tomei apenas a segunda dose e estou me preparando para tomar a terceira”, diz.

Ele destaca ainda que as pessoas precisam se conscientizar sobre a gravidade do vírus e entender que a pandemia ainda não acabou.

“Se todo mundo tiver consciência, a gente anda pela rua e vê muita gente sem máscara, quando tem festividade tu conta as pessoas que estão com máscara e é muito mais pessoas sem máscara e, por isso, a doença continua se espalhando”, diz.

Sandro Luiz, 31 anos, montador de móveis, tomou a dose de reforço da Pfizer na ação. Ele disse que foi resolver outra coisa e aproveitou para se vacinar, já que a ação estava oferecendo o serviço.

“É bom porque a população sempre está na OCA. Por exemplo, eu vim fazer uma coisa e tomei a vacina também, já agiliza bastante o lado da população e a vacinação vai aumentando cada vez mais. Bem mais acessível e rápido”, destaca.

teste covid 001 webAção ocorre até sexta-feira (7) em Rio Branco — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

Casos de Covid e vacinação no Acre

O Acre voltou a não registrar casos novos de Covid-19 nessa terça-feira (4), porém registrou uma morte pela doença. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) os casos da doença permanecem em 88.395 e o número de vítima fatais subiu para 1.852.

A morte registrada no boletim é de um homem de 42 anos, que era morador de Porto Walter. Segundo a Saúde, ele deu entrada no Hospital do Juruá no dia 29 de dezembro, quando morreu.

O Acre está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 9.881,4 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 206,9 já a de letalidade - quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença - é de 2,1%.

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 1.021.379 doses na população até o dia 9 de dezembro, data da última atualização. Das doses, 566.240 pessoas tomaram a primeira dose, 420.673 a segunda, 12.193 a dose única e 18.411 a de reforço.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Image
Image

banner mk xl

logo news2