..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Em um dia, Urap faz mais de 260 atendimentos em Rio Branco com 32 testes de Covid positivos

Atendimentos acontecem até às 22h desde o domingo (9) e segue durante esta semana, segundo a saúde do município

No segundo dia de atendimentos com horário estendido para atendimento dos casos de síndrome gripal, a Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Maria Barroso, na Baixada da Sobral, fez 261 atendimentos, nessa segunda-feira (10).

Ao todo, conforme informou a Saúde do Município, dos atendimentos realizados até às 20h50, 114 testes para Covid-19, sendo 32 positivos e mais 147 consultas médicas. Desta vez, não houve informação de quantos atendimentos foram feitos na farmácia.

No primeiro dia, no domingo (9), foram mais de 500 atendimentos, sendo que a maioria foi em procura pela farmácia, um total de 210. As equipes fizeram atendimentos no período de 7h às 22h para os casos de síndromes gripais, além de entregar medicamentos para os pacientes e teste rápido para Covid-19.

À Rede Amazônica Acre, quando anunciou que a unidade estaria aberta, a secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, explicou que a medida é uma tentativa de desafogar as unidades de média e alta complexidade.

“A procura está sendo muito grande, estamos sim vivendo um surto de síndrome gripal muito forte e não é só em Rio Branco, mas também em todo estado e Brasil, e como a procura dentro da atenção básica é fundamental e a prevenção é muito importante, resolvemos abrir como referência, inicialmente, a Maria Barroso, que fica na Baixada da Sobral”, confirmou.

A secretária destacou que esse horário de atendimento na unidade será estendido também durante a semana. A gestão avalia, caso seja necessário, abrir outras Uraps aos domingos para facilitar a ida da população.

Sem vacina pra gripe

Em surto de síndrome gripal e consequente aumento nos atendimentos em unidades hospitalares, o Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre informou que o estoque de vacina contra a Influenza acabou no estado. A informação foi confirmada no dia 30 de dezembro.

A campanha de vacinação contra a Influenza começou no Acre ainda em abril deste ano, inicialmente para o público-alvo, que era de 309.670 pessoas. Em julho, com uma cobertura vacinal abaixo de 20%, o governo do Acre decidiu ampliar a vacinação para toda a população acima de seis meses de idade.

Ao todo, o estado recebeu um total de 315 mil doses da vacina no ano passado e, segundo informou o PNI, durante oito meses, todo o lote foi usado.

Agora, o estado aguarda o envio de novas doses quando o Ministério da Saúde abrir novamente a campanha de imunização contra a Influenza.

Image
Image

banner mk xl

logo news2