..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Em Rio Branco, idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados em unidades de saúde e em ‘drive thru’

Semsa começou nesta quarta-feira (10) a vacinação dos idosos acima de 90 anos nas Uraps Roney Meireles e Cláudia Vitorino e na Policlínica Barral y Barral. Além de um ponto de ‘drive thru’ montando em frente ao 7º BEC na capital acreana. Município recebeu mais de 800 doses da CoronaVAc para imunizar idosos com primeira e segunda dose

Os idosos de 90 anos ou mais começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta quarta-feira (10) em três unidades de saúde de Rio Branco e por ‘drive-thru’. O atendimento é feito das 8h às 17h e o idoso precisa apresentar apenas documento oficial com foto e o CPF.

A imunização desse público começa após o Acre receber mais 6,4 mil unidades da vacina CoronaVac para aplicação de primeira e segunda doses, na segunda-feira (8). Com esse 4º lote, o Acre inicia a vacinação de 1.871 idosos acima de 90 anos. Além dos idosos dessa faixa etária, 1.340 trabalhadores da saúde também devem ser imunizados com a primeira e segunda dose da vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) informou que recebeu 880 doses da imunizante para os idosos com a primeira e segunda dose.

Já no início da manhã, uma fila se formou no ponto de vacinação por ‘drive-thru’, montado no pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas, em frente ao 7º Batalhão de Engenharia e Construção (7º BEC).

A vacinação ocorre ainda nas seguintes unidades de saúde da capital acreana:

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) - Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino - no bairro Taquari;
  • Policlínica Barral y Barral - no Conjunto Tangará.

“É necessário comprovar a idade e quem tem a carteira de vacinação deve levar. Todos devem estar com a máscara facial e tomar os cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Nas unidades é preciso também manter o distanciamento”, afirmou a chefe da Vigilância Epidemiológica da Semsa, bióloga Socorro Martins.

Logo após receber a vacina, a idosa Matilde, de 95 anos, falou ao vivo com o Bom dia Acre e disse que estava muito feliz em ser imunizada. “Sinto uma alegria, porque tinha muita vontade para ver se passo mais um dias. [Familiares] Estão todos telefonando, todo tempo alegre e orando por causa dessa vacina, que nós todos somos da igreja. Recomendo [a vacinação], sabemos que essa é a proteção de Deus e dos homens”, disse.

vacina idodos 001 webVacinação por 'drive thru' começou nesta quarta (10) — Fotos: Lidson Almeida/Rede Amazônica

“Agora a família toda está aliviada, porque a gente ficava muito preocupada e ela não podia sair para lugar nenhum e a gente também. Agora está todo mundo despreocupado, graças a Deus”, falou a filha dela, Graça.

4º lote de vacinas

Do total de 6,4 mil doses que chegaram no 4º lote, 1.890 são destinadas aos idosos acima de 90 anos, sendo que esse público-alvo é de 1.871 idosos, ou seja, 100% desse grupo deve ser imunizado nesta etapa. As vacinas são referentes à primeira e segunda dose e também incluem as doses de segurança.

Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, a capital acreana recebeu 880 doses que são destinadas aos idosos com mais de 90 anos para primeira e segunda dose. Além de 700 doses para os trabalhadores da saúde.

A segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, recebeu um total de 200 doses para os idosos acima de 90 anos, também para primeira e segunda dose e mais 180 para trabalhadores da saúde. Confira abaixo a distribuição das doses do 4º lotes para cada município.

Imunizados

Conforme o Portal de Transparência, o Acre recebeu 51.060 vacinas contra a Covid-19, no entanto, esse dado não foi atualizado desde o dia 25 de janeiro.

Até esta quarta (10), o estado vacinou 11.803 pessoas com a primeira dose da vacina. Ainda segundo o portal, a capital, Rio Branco, vacinou 3.596 pessoas e Cruzeiro do Sul, aplicou 2.147 doses.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal é referente aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

banner mk xl