..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Em Rio Branco, idosos acima de 85 anos começam a ser vacinados em sistema ‘drive-thru’

Secretaria Municipal de Saúde disse que a procura da faixa etária acima de 90 anos estava baixa e as vacinas estavam em reserva e por isso antecipou para a faixa etária de 85 anos ou mais

Idosos com idade acima dos 85 anos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta terça-feira (16), em Rio Branco. A vacinação ocorre em sistema de drive-thru, em frente ao 7º Batalhão de Engenharia e Construção (7º BEC), durante o ponto facultativo do período de carnaval.

O secretário de saúde de Rio Branco, Frank Lima, durante entrevista ao Bom Dia Acre, disse que as doses da vacina são de reserva que estavam sendo ofertadas, mas não teve procura. Os idosos de 90 anos ou mais começaram a ser vacinados contra a Covid-19 no último dia 10.

“Nós fizemos uma força-tarefa junto com a Secretaria de Estado de Saúde [Sesacre], junto com o Ministério Público [MP-AC] para a gente pegar as doses que estavam fazendo reserva para o público que estava sendo ofertado e não teve procura de idosos institucionalizados, idosos acima de 85 anos acamados, e acima de 90 anos. Tinha uma quantidade de reserva e nós estamos disponibilizando para 85 anos ou mais”, disse o secretário.

Lima informou que a vacinação ocorre nesta terça e quarta-feira (17) em drive-thru. A partir de quinta-feira (18), a vacina também vai estar disponível nas Unidades de Referência de Atenção Primária (Uraps) Roney Meireles, Claudia Vitorino, que estão fechadas durante o ponto facultativo de carnaval e na Policlínica Barral y Barral, que deve abrir nesta terça, mas apenas para atendimento dos casos suspeitos de dengue.

A mudança de faixa etária estava prevista para a quarta-feira (17), mas, a secretaria acabou antecipando a vacinação. O secretário disse que estava sobrando então decidiu antecipar, mas não informou quantas doses estão disponíveis.

“O que aconteceu foi que tinha estas vacinas que não estava tendo a procura desejada, tem pessoas precisando e a gente resolveu antecipar para poder amenizar e tirar um pouco a pressão de cima das famílias. Porque cada vez que a pessoa passa aqui para tomar uma vacina, não é só uma vacina, ela toma uma dose de esperança também e isso traz um alívio para a família. A gente não pode ficar esperando”, acrescentou.

O secretário ainda informou que a decisão de antecipar a vacinação ocorreu na noite de segunda e que a vacina não acaba hoje.

“Quando você fala que a decisão foi tomada ontem à noite e hoje pela manhã a gente está aqui, não faltou verdade, pelo contrário, a gente está aqui antecipando as coisas para que mais pessoas tenham acesso a isso e a vacina também não acaba hoje, ela só inicia. Drive-thru, nesta terça e quarta e a partir de quinta-feira, a vacina vai estar disponível na Urap Roney Meireles, Claudia Vitorino e na Policlínica Barral y Barral”, concluiu.

4º lote da vacina

A vacinação para o grupo acima de 90 anos começou após o Acre receber mais 6,4 mil unidades da vacina CoronaVac para aplicação de primeira e segunda doses, no dia 8 de fevereiro. Com esse 4º lote, o Acre iniciou a vacinação de 1.871 idosos acima de 90 anos. Além dos idosos dessa faixa etária, 1.340 trabalhadores da saúde também devem ser imunizados com a primeira e segunda dose da vacina.

Quando começou a vacinação, a Semsa informou que recebeu 880 doses da imunizante para os idosos com a primeira e segunda dose. Para ser imunizado, o idoso precisa apenas comprovar a idade e apresentar documento com foto e o CPF.

“É necessário comprovar a idade e quem tem a carteira de vacinação deve levar. Todos devem estar com a máscara facial e tomar os cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Nas unidades é preciso também manter o distanciamento”, afirmou a chefe da Vigilância Epidemiológica da Semsa, bióloga Socorro Martins.

Image
Image

logo news2