..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Cruzeiro do Sul retoma vacinação de grávidas e mulheres no período pós-parto com comorbidades

Vacinação foi retomada nesta sexta-feira (21) nas 14 unidades básicas de saúde de Cruzeiro do Sul. Também estão sendo imunizadas pessoas com deficiência permanente acima dos 18 anos

Após a chegada de mais um lote com quase 600 doses de Coronavac, a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul retomou, nesta sexta-feira (21), a imunização de grávidas e mulheres no período pós-parto com comorbidades, contra a Covid-19, no interior do Acre.

A imunização do público de comorbidades e de gestantes e puérperas iniciou em Cruzeiro do Sul no último dia 4. No entanto, a vacinação das grávidas e mulheres no período pós-parto foi suspensa no dia 11 de maio, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a interrupção do uso da AstraZeneca/Fiocruz.

Por orientação do Ministério da Saúde, o grupo só pode tomar as vacinas Pfizer ou Coronavac, de acordo com a disponibilidade de doses.

“Nós recebemos o quantitativo de quase 600 doses da Coronavac e também recebemos a nota técnica do Ministério da Saúde autorizando a vacinação para gestantes e puérperas que possuem comorbidades e também para as pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos. Então, sexta-feira [21], vamos estar vacinando esses grupos em nossas unidades de saúde”, disse o secretário de Saúde Agnaldo Lima.

A aplicação da dose é feita nas 14 unidades básicas de saúde urbanas, das 8h às 12h na segunda maior cidade do Acre. Para tomar a vacina, o público deve apresentar documentos de identificação, CPF, carteira de vacinação, cartão do SUS e laudo médico. No caso das grávidas e puérperas, devem apresentar também a caderneta de gestante.

Serão vacinadas

  • grávidas com comorbidades, acima de 18 anos;
  • mães com até 45 dias após o parto com comorbidades acima de 18 anos;
  • pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos.

Outros grupos

Com relação aos demais públicos, como idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos, o secretário informou que a vacinação deles foi até essa quinta-feira (20). A Secretaria pretende solicitar a redistribuição das doses em estoque parar outros grupos que ainda não foram contemplados.

“Vamos fazer o fechamento, e, mediante o quantitativo de doses restante, nós vamos solicitar ao PNI do estado o remanejamento dessas doses para outros grupos prioritários”, afirmou o secretário.

Continua sendo aplicada a segunda dose do imunizante, conforme data prevista na carteira de vacinação, para quem já recebeu a primeira. Nesse caso, a vacinação ocorre em uma tenda montada ao lado Teatro dos Náuas.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 299.720 doses de vacinas e foram aplicadas 165.608 até essa quinta-feira (20), sendo 118.175 da primeira dose e 47.433 da segunda. Rio Branco aplicou 73.370 doses e Cruzeiro do Sul 19.210.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Image
Image

logo news2