..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Após recorde de casos de Covid, governo mantém todas as cidades do AC na faixa amarela até final de fevereiro

Decreto com medida foi publicado na edição desta terça-feira (1) do DOE. Com mais de 3,1 mil novos casos em 24h, Acre teve novo recorde de infectados pela doença nessa segunda (31)

Após registrar novo recorde de casos de Covid-19 em 24 horas, o governador Gladson Cameli manteve todas as cidades do Acre em nível de atenção (bandeira amarela) na classificação de risco da pandemia até o dia 28 de fevereiro. O decreto com a medida foi publicado na edição desta terça-feira (1) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Desde a última classificação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, no dia 24 de dezembro do ano passado, as cidades do Acre foram todas colocadas na faixa amarela.

Nessa faixa, há mudança de regra para o funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais, que passam a funcionar com lotação de 50% da capacidade de público.

No último dia de janeiro, o Acre registrou 3.111 casos novos de Covid-19 em 24 horas e bateu um novo recorde de infectados desde o início da pandemia, em março de 2019. Com isso, o número total de pessoas que já contraíram Covid é de 101.260. Os dados são do boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

O número de óbitos também aumento em todo o Acre neste mês. No boletim dessa segunda mais três mortes foram registradas e o total é de 1.871.

Aumento de casos

Em janeiro, o estado acreano registrou um total de 12.876 pessoas infectadas pela doença, o mês com maior número de casos desde o início da pandemia. Esse total é quase que 90% maior do que o número registrado em janeiro de 2021, que foi 6.847.

A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado. Outro fator relevante pode ter sido a testagem em massa. Entre os dias 24 e 28 a saúde de Rio Branco abriu um ‘drive-thru’ da testagem no estádio Arena da Floresta, Segundo Distrito da capital acreana.

Em cinco dias de ação, dos mais de 5 mil testes feitos, 2.652 exames tiveram resultado positivo para a Covid-19. As pessoas atendidas tiveram acesso a médicos e remédios para iniciar o tratamento de forma imediata contra a doença.

Ainda há 505 exames à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).

O boletim de leitos divulgado diariamente pela Saúde mostra que em todo o estado há 73 pessoas internadas, sendo 65 com teste positivo. Dos 30 leitos de UTI existentes, 17 estão ocupados, uma taxa de 57%. São 20 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul. Com relação às enfermarias, há um total de 56 pessoas internadas, sendo que tem somente 53 leitos, com isso a taxa de ocupação é de 105,35%.

banner mk xl