..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Acre registra sinal de crescimento de casos de síndrome respiratória em crianças, aponta Fiocruz

Acre registra sinal de crescimento de casos de síndrome respiratória em crianças, aponta Fiocruz

Estado acreano e outros dois aparecem no boletim InfoGripe da Fiocruz com sinal de crescimento nos casos de SRAG nas últimas três semanas. Rio Branco aparece com o mesmo cenário

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram em crianças no Acre e mais dois estados, na tendência de curto prazo, ou seja, nas últimas três semanas. É o que aponta o boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz nessa quinta-feira (31).

O estudo mostra que a capital acreana, Rio Branco, também aparece com sinal de crescimento nos casos de SRAG a curto prazo nessa faixa etária.

“Em todas essas localidades que apresentam algum sinal de crescimento, os dados por faixa etária sugerem tratar-se de cenário restrito à população infantil (0 a 11 anos), cenário que se mantém desde fevereiro. Na população adulta mantém-se sinal de queda ou estabilidade. Assim como destacado para os estados, os dados por faixa etária nas capitais sugerem se tratar de aumento concentrado fundamentalmente nas crianças e adolescentes (0-9 e 10-19 anos)”, diz o boletim.

Nas crianças de 0 a 4 anos, a Fiocruz sugere aumento nos casos associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela bronquiolite aguda e pneumonia.

Já nas crianças de 5 a 11 anos, os dados mostram interrupção de queda nos casos associados à Covid e aumento na detecção de outros vírus respiratórios em março.

“Nessas duas faixas etárias, o início do crescimento, que se mantém até o presente Boletim, coincide com o início do ano letivo”, afirma o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Ainda segundo o boletim Infogripe, entre a população adulta, há desaceleração gradual na taxa de queda, indicando entrada em regime de estabilidade, com exceção da população acima de 70 anos, que ainda apresenta queda semanal expressiva, por ter sofrido maior impacto durante o pico do início do ano.

Estados com sinal de crescimento na tendência de curto prazo (últimas três semanas):

  • Acre
  • Piauí
  • São Paulo

Capitais com sinal de crescimento na tendência de curto prazo (últimas 3 semanas):

  • Belo Horizonte
  • Porto Alegre
  • Rio Branco
  • Teresina

banner mk xl