..::data e hora::.. 00:00:00

Educação

Primeiro dia do Enem Digital no Acre registra abstenção de 65,2% dos estudantes inscritos

Segundo Inep, dos 1.154 inscritos, 402 compareceram aos locais de prova em Rio Branco, único município acreano que teve aplicação do exame nessa modalidade. Abstenção foi mais alta que nos dois dias de provas impressas no Acre

A primeira experiência de um Enem digital, que tem prazo de 5 anos para atingir 100% dos estudantes, teve um número alto de faltosos. Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas, a taxa de abstenção no Acre foi de 65,2%.

Dos 1.154 candidatos inscritos para fazer o Enem digital, em Rio Branco, 402 compareceram aos locais de prova. Ao todo, 752 candidatos inscritos não fizeram o exame.

Esta é a primeira vez no país que o exame aconteceu neste formato. O segundo dia de prova será no próximo domingo (7). Para a versão digital, o Acre conta com 41 laboratórios, distribuídos em nove instituições de Rio Branco.

A taxa de abstenções do exame na versão digital foi ainda maior que nos domingos anteriores, quando as provas foram impressas. No primeiro dia do Enem impresso no Acre, segundo o Inep, o índice de faltosos foi de 51,5% do total de 40.674 inscritos. Já no segundo dia, que ocorreu no último dia 24 de janeiro, a taxa de abstenção foi de 54,8%.

gabriel webGabriel diz que achou melhor o Enem digital porque conseguiu entender melhor as questões - Fotos: Alcinete Gadelha/G1

Os candidatos que fizeram o Enem nesse domingo (31) na forma digital, em Rio Branco, aprovaram o método e gostaram do tema da redação: ‘Desigualdade Regional’.

Pela segunda vez, Gabriel Floriano, de 19 anos, foi fazer o Enem porque quer ingressar em educação física. “Achei boa a prova, confortável, tava fácil. Só a redação que tava complicada. Mas, nesse formato on-line é melhor de ler, compreender, prefiro o digital”, disse.

Enem digital

Por ser a versão piloto, as provas vão ser feitas apenas na capital acreana, Rio Branco, nos laboratórios de informática das seguintes instituições:

  1. Escola Estadual Profª Heloísa Mourão Marques - bairro Aeroporto Velho;
  2. Escola Estadual Profº Humberto Soares da Costa - bairro José Augusto;
  3. Instituto de Educação Loureço Filho - bairro Vila Ivonete;
  4. Centro Universitário U:Verse - antiga FAAO;
  5. Centro Universitário Uninorte - bairro Jardim Europa;
  6. Centro Universitário Estácio de Rio Branco - bairro da Paz;
  7. Escola Estadual Padre Diogo Feijó - bairro Floresta;
  8. Instituto Federal do Acre (Ifac) - Campus Rio Branco
  9. Senai - Escola Cel. Auton Furtado - bairro Cadeia Velha

O cronograma segue o mesmo da versão impressa do exame. Nesse primeiro domingo (31), foram aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da redação. A duração máxima para realização da prova foi de 5h30.

Apesar do formato digital, a redação continua manuscrita. Por isso, assim como na prova física, o candidato teve que levar caneta preta, de tubo transparente.

No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de matemática e também haverá com uma folha de rascunho para as contas.

Assim como na versão impressa, os candidatos que vão fazer as provas digitais também precisam seguir as regras sanitárias para evitar a proliferação do novo Coronavírus.

Reforço no transporte coletivo

Mesmo com o número reduzido de inscritos para a modalidade digital, a frota de ônibus na capital acreana segue com reforço, assim como foi feito nos domingos anteriores na versão imprensa do exame.

A informação foi confirmada pelo diretor de Transportes da Superintendência Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Clendes Vilas Boas. Segundo ele, devem circular 47 carros neste domingo (31), em Rio Branco.

“Por enquanto, vamos manter como nos domingos anteriores, mas, se houver necessidade de reduzir no decorrer do dia, vamos fazer a redução”, afirmou o diretor.

Medidas de segurança devido à pandemia

Segundo o Inep, as medidas de prevenção contra o novo coronavírus serão as mesmas para todos os lugares. Não haverá planejamento especial para os locais que estejam com aumento no número de casos.

Entre as medidas, estão:

  • Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
  • Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);
  • Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;
  • Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila;
  • Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil
  • Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima;
  • Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima;
  • Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.

A retirada da máscara poderá ser feita, segundo o protocolo, para alimentação, ingestão de líquidos e troca do item. É recomendado que o candidato leve máscaras reservas para trocar. Candidatos ainda devem levar documento de identidade com foto e caneta de cor preta e corpo transparente.

Cronograma do Enem 2020

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro
  • Resultados: a partir de 29 de março

banner mk xl