..::data e hora::.. 00:00:00

Educação

Governo promove último aulão do Pré-Enem Legal em 2022

Governo promove último aulão do Pré-Enem Legal em 2022

Quase 1.200 alunos compareceram ao último aulão de 2022 da Caravana do Pré-Enem Legal que ocorreu nesta sexta, 11, no Teatro da Universidade Federal do Acre. O projeto é uma iniciativa do governo do Estado, implementado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

O preparatório atende alunos da rede pública estadual que estão concluindo o ensino médio e estudantes egressos que concluíram os estudos nos anos de 2020 e 2021. São videoaulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) disponibilizadas na plataformaeduc.see.ac.gov.br e em aulões presenciais.

Entre os estudantes presentes no último aulão estava a jovem Noemi de Oliveira. Ela conta que o preparatório, além de cuidar da parte educacional, proporciona aos estudantes um sentimento de amparo e cuidado. “É emocionante ver o governo fazendo isso pelos alunos. Essa iniciativa é importante porque nós aprendemos muito nesses momentos”.

enem 002 webSecretário de Estado de Educação conversou com os estudantes. Foto: Diego Gurgel/Secom

De agosto até agora, a equipe de professores do projeto percorreu os 22 municípios acreanos e alcançou estudantes de todas as escolas de ensino médio urbanas e rurais de fácil acesso.

O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, esteve no local, desejou boas provas e pediu tranquilidade aos estudantes. “Eu quero tranquilizá-los porque vocês se empenharam bastante e aprenderam muito no decorrer deste ano que foi todo voltado para esse exame”.

enem 003 webEquipe de professores dos aulões itinetantes. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para este último aulão, compareceram estudantes de 17 escolas urbanas e rurais de Rio Branco: Alcimar Nunes Leitão, Colégio Barão do Rio Branco, Senador Adalberto Sena, Pedro Martinello, Paulo Freire, Carlos Casavechia, Lourival Pinho, Raimunda Silva Pará, Gloria Perez, Humberto Soares, Boa União, Instituto de Educação Lourenço Filho, Nova Esperança, São Pedro I, Santiago Dantas, Santo Antônio II e Escola Edgar Cerqueira.

Outro aluno que também foi ao aulão é Riquelme Alves da Escola Pedro Martinello. Ele garante estar preparado para as provas do Enem  que serão aplicadas em todo o Brasil nos próximos dois domingos. “Estou me preparando e assistindo as videoaulas sempre”.

enem 004 webEstudantes durante o aulão. Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo a chefe da Divisão de Ensino Médio da SEE e uma das coordenadoras do projeto, Danielly Matos, a jornada de aulões foi um desafio que só foi vencido graças à união dos diversos setores da SEE.

Além dos professores que lecionam presencialmente, há também outra equipe de assessores pedagógicos que grava as aulas. “Foi um esforço de todos os setores, partindo da Diretoria de Ensino, passando pelos departamentos de Inovação, Mídias e Gestão, com apoio nas videoaulas e logística dos aulões itinerantes, e claro, o empenho dos nossos educadores”.

Pré-Enem Legal em 2023

A SEE já organiza a edição do Pré-Enem Legal de 2023. Ainda segundo a coordenadora Danielly Matos, no próximo ano letivo, o projeto será ampliado e passa a ser um programa de governo. Em janeiro, os professores que participaram do projeto em 2022 serão capacitados e as ações já iniciam com o começo do ano letivo.

enem 005 webEm 2023, o Pré-Enem Legal para a ser programa de governo. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para dar suporte e trazer mais qualidade ao preparatório, o governo adquiriu o sistema de ensino Farias Brito que disponibilizará formação continuada aos professores que vão trabalhar no Pré-Enem Legal, que disponibiliza materiais impressos para estes educadores e para os estudantes, além de uma plataforma online, onde cada estudante terá acesso, por meio de login e senha, a materiais digitais, aulas eletivas e de habilidades exigidas ao fazer o Enem.

Nessa plataforma até mesmo os estudantes egressos poderão ter um acompanhamento mais personalizado como por exemplo, a correção de redações pelos professores da equipe do programa. “Nós continuamos empenhados para que os nossos alunos tenham a melhor preparação”, pontua Danielly.

Outra novidade é que professores em exercício nas escolas de ensino médio de todo o estado também poderão contar com o apoio da equipe do Pré-Enem Legal com consultorias e aulões direcionados a cada unidade.

banner mk xl