..::data e hora::.. 00:00:00

Economia

Após dois meses em queda, comércio varejista no AC tem alta de 7,8% em novembro de 2020

Acre foi destaque na pesquisa, ficando em primeiro lugar entre os 14 estados com alta nas vendas do varejo. Na comparação com novembro de 2019, houve alta de 20,2%

Após dois meses em queda, o comércio varejista no Acre cresceu 7,8% em novembro do ano passado, na comparação com outubro, segundo dados divulgados na última sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Acre foi destaque na pesquisa, ficando em primeiro lugar entre os 14 estados com alta nas vendas do varejo. Em seguida aparecem os estados de Rondônia, com alta de 7,2%, e o Rio de Janeiro com crescimento de 4,2%.

No acumulado entre janeiro e novembro, o setor ainda registra alta de 5%. Em 12 meses, manteve avanço de 5,1% em novembro. De acordo com os dados, na comparação com novembro de 2019, houve alta de 20,2%, deixando novamente o Acre em destaque, como o primeiro com a maior alta.

No varejo ampliado, que compreende o varejo acrescido das atividades de “veículos, motos, partes e peças” e “material de construção”, o volume de vendas cresceu 9,2% no Acre em novembro e o estado também ficou em primeiro lugar no ranking entre os 17 que tiveram resultado positivo.

Setor de serviços

O setor de serviços avançou 9% na passagem de outubro para novembro de 2020 no Acre. Em outubro, o setor teve um recuo de 1,8%, na comparação setembro.

Na comparação com novembro de 2019, o total do volume de serviços subiu 1,4%. Esses são alguns dos resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgadas no último dia 13, pelo IBGE.

No entanto, no acumulado no ano, o setor de serviços teve uma queda de 8,7% frente ao mesmo período de 2019. Já em 12 meses, o recuo de 8,5%.

Dados nacionais

No Brasil, as vendas do comércio varejista caíram 0,1% em novembro, na comparação com outubro, impactadas principalmente pelo recuo nas vendas dos supermercados em meio à alta da inflação. O resultado interrompeu uma sequência de 6 altas seguidas.

No acumulado entre janeiro e novembro, o setor ainda registra alta de 1,2%. Em 12 meses, manteve avanço de 1,3% em novembro, sinalizando estabilidade no ritmo das vendas em relação a outubro.

Das 8 atividades do varejo analisadas pelo IBGE, no entanto, apenas quatro apresentavam crescimento acumulado no ano. As que tiveram melhor desempenho foram móveis e eletrodomésticos e artigos farmacêuticos, medicinais, ortopédicos e de perfumaria. Já as atividades de livros, jornais, revistas e papelaria e a de tecidos, vestuários e calçados tiveram os piores resultados.

No varejo ampliado, as vendas cresceram 0,6% em relação a outubro e 4,1% na comparação com novembro de 2019. No acumulado no ano e nos últimos 12 meses, ainda há queda, de 1,9% e de 1,3%, respectivamente.

banner mk xl