Rio Branco, AC 25 de dezembro de 2025 00:00
HOME / GERAL / Mais de 700 contribuintes do AC têm restituição do IR prevista para dezembro; CONFIRA

Mais de 700 contribuintes do AC têm restituição do IR prevista para dezembro; CONFIRA

Consulta foi aberta na última segunda-feira (22). No estado, mais de R$ 1,3 milhão será pago a contribuintes que regularizaram pendências ou têm valores residuais de anos anteriores

A Receita Federal abriu, na última segunda-feira (22), a consulta ao novo lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de dezembro de 2025. No Acre, 707 contribuintes terão direito a receber a restituição.

Segundo a autarquia, o pagamento está programado para ocorrer no dia 30 de dezembro e será depositado na conta bancária informada no momento da declaração ou por meio de Pix, se essa modalidade tiver sido escolhida.

Os valores fazem parte de um lote que reúne situações específicas, como envio da declaração fora do prazo ou correções feitas após a malha fina.

Na 2ª Região Fiscal, que abrange o Acre, Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima, 12.959 contribuintes receberão os valores de restituição. Ao todo, o crédito liberado para os moradores foi de R$ 30.023.623,62.

Além disso, parte do total é destinada a grupos com prioridade legal, como idosos e pessoas com deficiência, além de contribuintes que optaram por ferramentas digitais na entrega da declaração.

Como saber se a restituição está disponível?

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e clicar em “Consultar a Restituição”. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode corrigir as informações prestadas.

A página traz orientações e canais de prestação do serviço, permitindo consulta da situação da declaração.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

🤑 Como o pagamento da restituição é feito?

O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada no momento da declaração do Imposto de Renda, de forma direta ou por Pix.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), a Receita afirma que os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB:

Telefone 4004-0001 (capitais);

0800-729-0001 (demais localidades);

0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Conforme a Receita Federal, caso o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de um ano, para retirar o dinheiro depois disso, deverá fazer um pedido no Portal e-CAC, disponível no site do órgão, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.