..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Solidariedade 

Os pedidos desesperado de ajuda para aquisição de oxigênio, feitos em vídeo pelo governador do Amazonas Wilson Lima (PSC), para obter oxigênio destinado ao atendimento de vítimas do Covid-19 naquele estado, foram ouvidos no Acre. 

Socorro 

Gladson Cameli repassou à imprensa que, assim que ficou sabendo dos pedidos desesperados do colega amazonense, mandou proceder um levantamento e estimativas no Acre para que, “se não faltar aos nossos pacientes”, o governo local possa ajudar no socorro aos amazonenses.

Apuros 

No vídeo divulgado na noite deste domingo 10/01, o governador Wilson Lima informou que o Estado começa a ter dificuldades de oxigênio para atender a demanda dos hospitais que fazem atendimento de pacientes com Covid-19. 

Colapso 

De acordo com o governador amazonense, as empresas que fornecem o produto para o executivo estadual informaram que não têm mais condições de fornecer oxigênio na quantidade que o Estado está necessitando.

Reação

Após a ríspida discussão entre o governador Gladson Cameli e o prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim (MDB), durante reunião da Amac (Associação dos Municípios do Acre), ocorrida na última sexta feira, 08, o governador reagiu ao destempero do emedebista mandado exonerar aliados do senamadureirense que ocupavam cargos na administração estadual.

Queima total

O Banco do Brasil informou ao mercado nesta segunda-feira, 11, que aprovou um plano de reorganização para ganhos de eficiência operacional que prevê, entre outras medidas, o fechamento de 112 agências, além da criação de um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE). O banco diz que a implementação plena das medidas deve ocorrer durante o primeiro semestre deste ano.

Essência 

O plano de reorganização prevê ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento do País, com a desativação de 361 unidades (112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento), a conversão de 243 agências em postos de atendimento e oito postos de atendimento em agências, transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem guichês de caixa, relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios e criação de 28 unidades de negócios (14 agências especializadas agro e 14 escritórios leve digital).

Rá, Ré, Ri, Ró... Rua!

Além disso, o banco aprovou um Programa de Adequação de Quadros para otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos em suas unidades, e um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos. “A estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento”, diz o banco.

Degola 

A medida também afeta os partidários da deputada Meire Serafim, esposa de Mazinho. Hoje, 11, o Diário Oficial trouxe a demissão de mais de 15 pessoas ligadas aos Serafim. Entre os demitidos, figuras conhecidas do espectro administrativo do estado, como é o caso de Daniel Herculano Filho, que era comissionado na Sesacre e foi secretário de saúde de Sena Madureira durante quase todo o primeiro mandato de Serafim e ocupou também a função de presidente da Associação dos Secretários Municipais de Saúde do Acre.

Novo nome 

Foi anunciado no sábado o novo nome para chefe da Casa Civil do governo do Estado: é Flávio Silva, homem de extrema confiança do governador Gladson Cameli e seu amigo desde a infância, além de ter trabalhado com o chefe do executivo desde que ele era deputado federal.


Imagem2

Caos 

Com o fim do auxílio emergencial em dezembro e sem a garantia de extensão do benefício, uma taxa de 10% a 15% da população brasileira deve ser atingida pela extrema pobreza a partir deste mês. 

Números 

De acordo com cálculo do economista Daniel Duque, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, a proporção de pessoas que estarão em situação de pobreza extrema, quando a renda é de até 1,90 dólar por dia, pode dobrar em relação a 2019, quando a taxa foi de 6,5% da população, ou 13,7 milhões.

Cenário 

O estudo ainda aponta que a pobreza deve atingir de 25% a 30% da população. O pesquisador explica que a projeção considera o fim do auxílio emergencial e pressupõe um reajuste de 15% no Bolsa Família.

Indicativos 

Desde que o valor do auxílio emergencial caiu pela metade, em setembro do ano passado, o número de pobres começou a subir novamente.

Público 

Pelo estudo do economista Daniel Duque, o impacto da pandemia e do auxílio é, além de distributivamente maiores sobre os mais pobres, também são regionalmente mais fortes sobre o Nordeste e Norte. 

Chances mínimas

A pressão de Jair Bolsonaro para instituir o voto impresso não encontra eco hoje nem entre aliados no Congresso. Membros da articulação política do governo também avaliam que há temas mais urgentes. Líderes partidários, porém, temem que a questão possa crescer e começar a ganhar peso em meio a um debate pré-eleitoral polarizado. 

Estratégia 

Presente os fatos expostos na nota anterior, a definição sobre quem será o próximo presidente da Câmara é crucial. Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo governo na disputa, tem prometido respeitar a vontade da maioria dos partidos no grupo dos líderes.

Consenso

“Eu sou contra o voto impresso, mas toda pauta que tiver algum apelo na sociedade será debatida no colegiado de líderes. Pauta e ganha quem tiver mais votos, é democracia”, disse Marcelo Ramos (PL-AM), vice de Lira.

Senta lá

Baleia Rossi (MDB-SP), nome de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na disputa, disse ao jornal Folha de S. Paulo ser contrário à discussão do voto impresso em meio ao clima de desconfiança do sistema eleitoral.

Em que… 

A PEC do voto impresso foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em dezembro de 2019. O próximo passo seria instalar uma comissão especial, o que depende do presidente da Casa.

… pé está

“Contei até com voto de deputado do PT na comissão. É uma pauta do Bolsonaro, mas não é exclusivamente dele. É suprapartidária”, disse a autora da proposta, deputada Bia Kicis (PSL-DF).

banner mk xl