Rio Branco, AC 24 de julho de 2026 17:01
HOME / ESPORTE / Itália acerta com Pirlo após recusas de Guardiola e Ancelotti

Itália acerta com Pirlo após recusas de Guardiola e Ancelotti

Icônico ex-meio-campista, o técnico chega ao comando da Azzurra após aceitar o convite de Maldini para liderar os tetras de volta a uma Copa do Mundo

A seleção da Itália enfim tem um novo técnico depois da saída de Gennaro Gattuso. Andrea Pirlo foi o nome escolhido pela Federação Italiana de Futebol (FIGC) e deverá ser oficializado no cargo nos próximos dias, cravou o jornal Corriere dello Sport, nesta sexta-feira (24).

De acordo com o veículo, o icônico antigo meio-campista, tetracampeão do mundo pela Azzurra em 2006, aceitou a proposta verbal feita por Paolo Maldini, ex-companheiro de campo e hoje diretor de seleções da FIGC.

Aos 47 anos, Pirlo já treinou a Juventus, o Fatih Karagümrük-TUR, a Sampdoria e o Dubai United-EAU e chegaria rodeado pela expectativa de levar a Itália de volta a uma Copa do Mundo depois dos vexames recentes, em que a equipe sequer se classificou para as últimas três edições.

Plano C?

O acerto com Andrea Pirlo aconteceu dias depois de Paolo Maldini ter revelado uma sondagem inicial por Carlo Ancelotti. Além disso, o ex-zagueiro também teria feito uma proposta para Pep Guardiola na sequência, recusada na manhã desta sexta-feira, de acordo com a imprensa italiana.

A procura pelo técnico da Seleção Brasileira foi freada por Ancelotti, que tem contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até 2030 e pretende cumprir este ciclo à frente do time canarinho, na busca pelo tão sonhado hexacampeonato após a queda precoce para a Noruega na última edição.

Já o papo com Guardiola ganhou forças no início desta semana. Conforme informou o jornal Sky Sports, dirigentes da entidade conversaram com Pep a fim de convencer o ex-Manchester City a dirigir os tetracampeões mundiais. Mas, de acordo com o Gazzetta dello Sport, o catalão não se sentia à vontade para aceitar o convite neste momento, após sua recente saída da equipe da Inglaterra.

Crise na Itália

Tetracampeã do Mundo, a Itália não disputa uma Copa do Mundo desde 2014. Desde então, coleciona vexames nas tentativas de classificação, com derrotas históricas em jogos que valiam a classificação, como para Suécia (2018), Macedônia do Norte (2022) e Bósnia e Herzegovina (2026).

Isso tudo fez com que a seleção campeã das Copas de 1934, 1938, 1982 e 2006 ficasse de fora dos últimos três Mundiais, além de ter caído na primeira fase nas edições de 2010 e 2014, as últimas que jogou após o título de 2006.

A reformulação iniciada ainda durante a Copa de 2026 e liderada por Maldini e Leonardo, e que pode ter Guardiola como técnico, é tratada como essencial para que a Itália consiga a classificação para o Mundial de 2030.