Rio Branco, AC 17 de março de 2026 14:42
HOME / BRASIL/MUNDO / Israel alega que Chefe do Conselho de Segurança do Irã foi morto

Israel alega que Chefe do Conselho de Segurança do Irã foi morto

A informação foi dada, nesta terça-feira (17), pelo ministro da Defesa israelense, Israel Katz. Larijani é um dos principais nomes do regime iraniano

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou, nesta terça-feira (17), que Ali Larijani, chefe do Conselho Supremo de Segurança do Irã, foi morto durante bombardeio. As informações são da agência de notícias Reuters.

“O comandante do Estado-Maior acaba de me informar que Ali Larijani, secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, e Gholamreza Soleimani, chefe dos Basij, o principal aparelho repressivo do Irã, foram eliminados durante a noite”, alegou Katz.

Até o momento, o Irã não confirmou a morte de um dos principais nomes do regime. No entanto, a mídia estatal divulgou, na manhã de hoje, um suposto comunicado em que Larijani homenageia soldados da Marinha iraniana mortos no confito contra os Estados Unidos e Israel.

“O martírio dos bravos membros da Marinha do Exército da República Islâmica em Dena faz parte dos sacrifícios da nação orgulhosa que emergiu neste momento de luta contra os opressores internacionais”, diz trecho do texto supostamente escrito pelo chefe do Conselho Supremo de Segurança.

Conflito entra na terceira semana

O conflito no Oriente Médio contabiliza mais de 16 dias. As tensões no território iraniano se iniciaram no final de fevereiro quando os Estados Unidos atacaram a região, em uma ação coordenada com os Israel.

O ataque atingiu instalações militares e estruturas consideradas estratégicas pelo regime iraniano. Explosões foram registradas na capital, Teerã, e em outras cidades importantes para o Regime Aiatolá.

A ação militar matou o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei. A confirmação da morte foi divulgada, horas depois dos primeiros ataques, pela imprensa estatal iraniana. Os ataques e a perda do principal líder político e religioso do Irã provocou reação imediata do governo. Mojtaba Khamenei, filho de Ali, assumiu o posto.

O Irã respondeu com ataques contra alvos ligados aos Estados Unidos e a Israel no Oriente Médio. Foram disparados mísseis e drones contra bases militares e infraestruturas estratégicas em diferentes países do Oriente Médio.

Além disso, o governo iraniano anunciou o fechamento do Estreito de Ormuz. A passagem marítima conecta o Golfo Pérsico ao Golfo de Omã e é uma das principais rotas usadas para exportação de petróleo no mundo.

Para autorizar a travessia pelo local, o páis colocou como condição da passagem à retirada da embaixada dos Estados Unidos do país de origem da embarcação e vice-versa.

De acordo com estimativas divulgadas por algumas fontes internacionais, mais de 1.200 pessoas teriam morrido desde o início das operações militares, incluindo ao menos 200 crianças.